Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária deve julgar na próxima semana propaganda da Ambev sobre cerveja feita com cevada plantada no centro de treinamento da Seleção Brasileira
Um consumidor se sentiu enganado pela propaganda da edição especial da cerveja Brahma e entrou com uma queixa no Conselho Nacional de Autorregulamentação, o Conar.
A publicidade da Ambev, dona da marca Brahma, diz que a edição especial da cerveja tem cevada plantada na Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol (patrocinada pela empresa), em Teresópolis (RJ). Para o consumidor, a cevada não saiu da propriedade da CBF.
A queixa do consumidor chegou ao Conar em 9 de abril e deve entrar na pauta de julgamentos no dia 5 de junho. Em casos como este, o Conar tem 40 dias para julgar o processo (a partir do dia em que a queixa chegou ao órgão regulador).
Há algumas possibilidades no julgamento. O Conselho pode julgar a reclamação improcedente, pedir a alteração da publicidade ou determinar a sua suspensão.
Segundo informou de Luciano Horn, mestre-cervejeiro da Ambev ao iG, a cevada foi plantada, mas já teria sido colhida. A Ambev disponibiliza um vídeo para mostrar o plantio. Ainda de acordo com o especialista, a área começou a ser preparada no fim de 2013 e a cevada foi colhida em janeiro passado.
Por questões comerciais, Horn disse que não poderia informaar o tamanho da área plantada, mas como se trata de uma edição especial, o terreno seria suficiente para colher a matéria-prima necessária.
Leia também: Kombi, da Volkswagen, ganha filme de despedida
Procurada pelo iG, a empresa se pronunciou. "A Ambev repudia com veemência as falsas acusações a respeito do nosso plantio na Granja Comary, com Brahma Seleção Especial. A companhia plantou cevada na Granja Comary, como diversos documentos e fotos comprovam, e a colheita aconteceu no começo do ano de 2014".
Ainda de acordo com a dona da Brahma, o cereal foi beneficiado, transformado em malte e utilizado na produção da cerveja. "Se hoje não há cevada na Granja Comary, é justamente porque o cereal foi usado no produto que já está sendo comercializado no mercado", informou a empresa por meio de nota.
A edição especial da Brahma é vendida por R$9,99 e apresentada em uma embalagem de alumínio de 473ml.
Um consumidor se sentiu enganado pela propaganda da edição especial da cerveja Brahma e entrou com uma queixa no Conselho Nacional de Autorregulamentação, o Conar.
A publicidade da Ambev, dona da marca Brahma, diz que a edição especial da cerveja tem cevada plantada na Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol (patrocinada pela empresa), em Teresópolis (RJ). Para o consumidor, a cevada não saiu da propriedade da CBF.
A queixa do consumidor chegou ao Conar em 9 de abril e deve entrar na pauta de julgamentos no dia 5 de junho. Em casos como este, o Conar tem 40 dias para julgar o processo (a partir do dia em que a queixa chegou ao órgão regulador).
Há algumas possibilidades no julgamento. O Conselho pode julgar a reclamação improcedente, pedir a alteração da publicidade ou determinar a sua suspensão.
Segundo informou de Luciano Horn, mestre-cervejeiro da Ambev ao iG, a cevada foi plantada, mas já teria sido colhida. A Ambev disponibiliza um vídeo para mostrar o plantio. Ainda de acordo com o especialista, a área começou a ser preparada no fim de 2013 e a cevada foi colhida em janeiro passado.
Por questões comerciais, Horn disse que não poderia informaar o tamanho da área plantada, mas como se trata de uma edição especial, o terreno seria suficiente para colher a matéria-prima necessária.
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Procurada pelo iG, a empresa se pronunciou. "A Ambev repudia com veemência as falsas acusações a respeito do nosso plantio na Granja Comary, com Brahma Seleção Especial. A companhia plantou cevada na Granja Comary, como diversos documentos e fotos comprovam, e a colheita aconteceu no começo do ano de 2014".
Ainda de acordo com a dona da Brahma, o cereal foi beneficiado, transformado em malte e utilizado na produção da cerveja. "Se hoje não há cevada na Granja Comary, é justamente porque o cereal foi usado no produto que já está sendo comercializado no mercado", informou a empresa por meio de nota.
A edição especial da Brahma é vendida por R$9,99 e apresentada em uma embalagem de alumínio de 473ml.
(Fonte: IG - Economia)
P.S.
(A opinião de Patrick Stephanou)
"FEITA COM CEVADA PLANTADA, CULTIVADA E COLHIDA NA GRANJA COMARY."
http://www.brahma.com.br/selecaoespecial/
Alô CONAR! Alô PROCON! Dá para acreditar?
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