terça-feira, 29 de setembro de 2015

DEPOIS DO BEERTONE... BEERTOON!



 



Cerveja em forma de arte. Esta é a tônica da parceria entre o mestre cervejeiro Leonardo Botto e cartunista Ique. Em sociedade com o empresário Léo Cerqueira, eles acabam de criar a Beertoon, marca de cerveja artesanal com lançamento confirmado para novembro, no Rio, no Mondial de la Bière. Craques bem-sucedidos em suas áreas, o trio parte para um conceito inovador no ramo da cervejaria. Sob o slogan “O Nosso Pão Líquido de Cada Dia”, eles querem levar a bebida para o campo gastronômico, desvincular qualquer associação delinquente e informar os benefícios da boa degustação. 


A Beertoon chega ao mercado já com quatro rótulos e uma tiragem inicial de dez mil litros. Amigos desde os anos 90, quando faziam da Pedra Bonita, em São Conrado, o habitat preferido nos prazerosos voos de asa delta, Botto e Ique iniciaram o namoro com o sonho da cervejaria há quase dois anos. Botto e Ique revelam que os rótulos terão a história da criação de cada cerveja contada em charges. 

"Queremos colaborar decisivamente na construção de uma cultura cervejeira sólida no país, conceituando nossas receitas, rótulos, e produtos que nos ajudarão a difundir o ritual prazeroso de degustar uma boa cerveja”, explica Ique. 

Outra novidade: a receita virá exibida no rótulo, feito incomum até então aqui no Brasil. “Não temos medo de revelar a receita, pelo contrário, queremos inspirar cada vez mais pessoas a mergulhar de cabeça no fantástico mundo da cerveja artesanal e produzir a própria cerveja na panela de casa", afirma Botto.

O primeiro rótulo será “Alquimia #1”, uma Imperial IPA, muito lupulada e com alto teor alcoólico. A Helles, estilo Alemão bem refrescante, vai se chamar "Pedra Bonita", em alusão ao voo livre e onde tudo começou. Está terá baixo teor alcoólico e alta "drinkabilyty". 

O rótulo que vai dar o que falar é o da “Delação premiada”, uma India Pale Lager, também bastante lupulada, com baixo teor alcoólico - aqui, o cartunista Ique vai imprimir no rótulo todo o seu talento como um dos maiores chargistas da atualidade, registrando e brincando com o fato que já marcou a história política recente do país. E o quarto rótulo é uma Irish Red Ale, que vai se chamar “Mimosa", em homenagem a mais um recanto famoso da cidade maravilhosa.

Botto é um dos mestres cervejeiros mais respeitados e premiados do país. Em dez anos, criou aproximadamente 600 cervejas, sendo também responsável pela formação de 1,6 mil alunos. “Muitos destes alunos hoje são donos de bares e fazem cervejas comigo. Isso muito me orgulha”, com ele, dono do Botto Bar, na Praça da Bandeira e com filial abrindo em Botafogo. 

Os conceitos dos rótulos da Beertoon são discutidos pelo trio, todos amantes de cerveja. Os mais novos empresários cervejeiros entendem que, além das receitas de Botto, a comunicação visual de Ique facilitará em muito a promoção da marca, uma vez que o cartunista, ganhador de dois Prêmios Esso, e de reconhecimento internacional, fará da Beertoon uma marca que, além de sair do lugar comum, será impactante visualmente mostrando que a arte do "cartoon" e do humor tem papel fundamental no mundo corporativo, agregando valor diferenciado ao produto. 

“Nosso intuito é também tirar a imagem de vilão da cerveja. Por isso nosso slogan "O Nosso Pão Líquido de Cada Dia". Vamos mostrar que cerveja é alimento, e como qualquer alimento, tem que ser consumido com parcimônia”, explica Ique, acrescentando que nas instalações da empresa, na Gamboa, no Centro, haverá brevemente espaço aberto para visitação. 

A marca conta também como reforço de marketing e de vendas, a sua cervejaria móvel: a “KomBeerToon”, uma Kombi adaptada e preparada para qualquer evento de Food Truck e para que seja feita a distribuição dos produtos pelos principais bares da cidade do Rio de Janeiro.




Ique e Leonardo Botto







Fonte: Daniel Costa/Publish

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