quinta-feira, 10 de abril de 2008

O PREÇO DO PRAZER

Se em Londres, no pub Bierodrome, paga-se mais de R$ 2.000,00 (635 libras) por uma garrafa de quinze litros da cerveja belga La Vieille Bon-Secours Ambrée, nos supermercados da rede Wal-Mart de Porto Alegre encontramos a belga Deus de 750ml por R$ 199,00. Enquanto o copo da Bon-Secours custa R$ 40,00, o com Deus sai pelo dobro. Mas, já tem cerveja brasileira seguindo esse caminho. Para degustar, em Sampa, um litrinho da gaúcha Abadessa Export (de nome sugestivo) deve-se ter pelo menos R$ 179,00 à mão. O preço do litro, em si, não é caro, mas o que encarece é a despesa aérea e o preço do sifão – esse pode ser restituído [www.costibebidas.com.br].


O que leva uma pessoa pagar tanto por uma cerveja? Prazer.

Já ouvi várias histórias de apreciadores do pão líquido, que quando viajam para outros estados ou países, levam a seus amigos cervejas artesanais. Na maioria das vezes de avião, pois essas cervejas vivas – não pasteurizadas – necessitam de refrigeração. O próprio proprietário da cervejaria Abadessa, o simpático amigo Herbert Schumacher, conta a incrível história da viagem que trouxe a levedura que originou a melhor ou a segunda melhor cerveja que já degustei – só porque não existe primeira, e sim, a melhor do momento. A cerveja de trigo Abadessa Hildegard Von Bingen Weizenbier, que de largada impõe respeito pelo nome – impronunciável de pileque! Foi lançada como um produto sazonal, mas continuo órfão desde que tomei a última garrafa de Porto Alegre, conforme afirmou o folclórico Vitório Levandowski, do Armazém Bierkeller, uma espécie de bar confraria (sociedade secreta da cerveja) que só atende clientes ou indicados por esses.Voltando ao tema, após um giro por esse universo, onde um assunto puxa outro, o importante não é se deter no preço financeiro da cerveja, mas sim, no esforço que se faz para ter alguns goles de imensurável prazer. O valor da cerveja não está só no copo, mas em todo o valor agregado que tal prestígio proporciona. Assim como a comida, bebemos com os olhos. Um belo serviço, um belo lugar, uma bela companhia, uma boa cerveja, são ideais, mas essencial é uma grande história!




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