Festival Brasileiro da Cerveja vai ocupar dois pavilhões e terá uma série de novidades
Edição que começa quarta-feira terá expositores estrangeiros e salas de negócio
A partir de quarta-feira a Vila Germânica volta a ser um espaço dedicado à milenar bebida resultante da mistura e da fermentação de cereais. E o espaço não é pequeno: a edição de 2014 do Festival Brasileiro da Cerveja vai ocupar, pela primeira vez, dois pavilhões, com expositores brasileiros e internacionais, e mais uma série de novidades.
A sexta edição – que vai de quarta-feira a sábado, nos setores 1 e 2 da Vila – deixa evidente como o festival se consolidou como um dos mais importantes eventos da indústria cervejeira do Brasil, e atrai cada vez mais interessados, unindo fornecedores, distribuidores e consumidores de tudo que esteja relacionado à cerveja, da produção ao consumo.
— O festival vem crescendo não só em participantes, expositores e visitantes, mas quem vive o movimento cervejeiro vê o crescimento do interesse em relação ao evento. Hoje não há nenhum mais importante no calendário nacional do que o Festival Brasileiro da Cerveja – diz o mestre em estilos de cerveja, sommelier de cervejas e jurado do Concurso Brasileiro da Cerveja, Maurício Beltramelli, que acompanha o evento desde a primeira edição.
Secretário de Turismo aposta na internacionalização do evento
O secretário de Turismo e presidente da Vila Germânica e da comissão organizadora do festival, Ricardo Stodieck, afirma que as novidades surgiram para atender à demanda do público, que neste ano deve chegar a 30 mil pessoas. Alterações como o aumento do espaço e as novas salas de negociação mostram a relevância que o evento conquistou.
– Essas mudanças foram uma iniciativa da Secretaria de Turismo porque vários eventos organizados aqui têm potencial para se tornar nacionais ou internacionais – afirma Stodieck.
Outro ponto destacado pelo secretário é a internacionalização do evento. Neste ano dois expositores estrangeiros participam do festival e a organização fez uma parceria com a Associação Italiana de Degustadores de Cervejas. Eles expõem aqui e no final do mês Blumenau leva o evento brasileiro para a Itália.
– Queremos que o festival seja reconhecido entre os cinco melhores do mundo e para isso é preciso internacionalizar. Vamos receber eles aqui e depois vamos participar de um evento na Europa. E em 2015, além da Europa, vamos a eventos na América do Norte – adianta Stodieck.
O secretário também comemora a escolha do festival pela Associação Brasileira de Microcervejarias para a realização da primeira assembleia da entidade:
– O fato de termos aqui quase uma centena de fabricantes que façam a assembleia e a eleição da primeira diretoria nos enche de orgulho.
AS NOVIDADES
Mais espaço
O Festival Brasileiro da Cerveja cresceu em tamanho. Ganhou mais um pavilhão na Vila Germânica para acomodar com conforto os 106 expositores desta edição, que se dividem em cervejarias, distribuidores, importadores e fornecedores.
Mais importância
A Associação Brasileira de Microcervejarias escolheu o festival para promover a primeira assembleia e eleger a diretoria. A eleição será sexta-feira e a data foi definida porque a entidade quer aproveitar a reunião dos associados presentes em Blumenau, que representam cerca de 40% das cervejarias nacionais.
Mais conhecimento
As palestras e workshops serão ministradas pelos professores e colaboradores da Escola Superior de Cerveja e Malte, a ser lançada durante o festival. Serão sete palestras e dois debates com temas que vão de harmonização a técnicas de leveduras e maltes especiais.
Mais internacional
Consolidado no mercado nacional, o festival quer ampliar as fronteiras. Dos 106 expositores, dois são estrangeiros: a chilena Cerveza Kuntzmann e a Associação Italiana de Degustadores de Cerveja. Especialistas de diversas partes do mundo participam das palestras e workshops.
Mais negócios
Para atender a uma solicitação de expositores e compradores, foram montadas três salas de negociação. A intenção é ter um espaço reservado para quem é comprador e busca novidades do mercado cervejeiro.
Mais música
Serão dois palcos e 25 atrações que vão se revezar nas estruturas montadas para animar o festival. Os estilos atenderão a todos os gostos.
(Fonte: Diário Catarinense)
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