A degustação da Eisenbahn 10 anos é realmente uma memorável experiência sensorial. Para auxiliar essa análise, nada melhor que seguir a orientação do ‘expert’ Juliano Mendes, DNA Eisenbahn, ao melhor estilo Provetuite. No final, não pude deixar de resumir a nossa homenagem entoando um “Parabéns a Você”!
A EISENBAHN
Quando se pergunta aos amantes da
boa cerveja por uma cervejaria nacional de referência, a Eisenbahn é,
indiscutivelmente, uma das mais citadas e respeitadas. Antes de fazer parte do
rol do Grupo Schincariol, fundada em 2002, em Blumenau (entitulada “cidade
nacional da cerveja”), a Eisenbahn despontou pela primazia da repercussão da
cultura cervejeira. Muito aprendemos com Juliano Mendes, que junto de seu pai
Jarbas, e o irmão Bruno, iniciaram algo novo no Brasil. Trouxeram experiências
de cervejarias belgas e alemãs na bagagem, para, junto de seu mestre-cervejeiro
com formação na espirituosa Weihenstephan, Gerhard Beutling,
rotularem o conceito da Reinheitsgebot. Ainda que, com o céu
como limite, a Eisenbahn foi precursora de inúmeros estilos como o Champenoise
(cerveja espumante). E, quando da compra pelo Grupo Schincariol, em 2008, onde
os cervejeiros ficaram temerosos quanto ao futuro da microcervejaria,
sabiamente a visão da gigante foi de manter a Eisenbahn na mesma planta e
desenvolvimento, agregando uma monumental logística de distribuição. Com isso,
além do Grupo Schincariol, os amantes da boa cerveja lucraram bons frutos.
A CERVEJA
Em 2007, para o aniversário dos
seus cinco anos, a Eisenbahn lançou a Fünf (cinco, em alemão). Mais uma
inovação. Na ocasião, consagrou-se como a cerveja (comercial) mais lupulada do
Brasil. Uma Amber Ale com dry-hopping
(método de “lupular a seco”), onde a cerveja recebe outra adição de lúpulo na
fase de maturação. E, de contra partida, numa tendência de consumo, desde 2011
até hoje, as cervejas extremamente amargas tomaram conta dos lançamentos. Nós
do TELECERVEJA imaginamos que a Eisenbahn lançaria uma cerveja para o
aniversário de dez anos e, justamente, apostamos numa IPA, embora não seja um
estilo tradicional da escola alemã. Todavia, tivemos meio acerto... Assim como
o concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn continuou na fase Schincariol, a cerveja
em “bebemoração” à década da Eisenbahn foi concebida. Foi, literalmente, o
resultado do trabalho em equipe, formada por funcionários de distintos setores
do Grupo Schincariol. Naturalmente, sendo um dos fundadores da marca, o
consultor Juliano Mendes recebeu, ao longo dos anos, inúmeras indagações -
inclusive do TELECERVEJA - sobre a possível cerveja “Eisenbahn Zehn” (zehn
significa dez, em alemão), entretanto dentro da sistemática de uma grande
cervejaria industrial, o ‘marketing’, capitaneado por Marina Barros foi quem
sinalizou com verde a viabilidade, ou necessidade, do projeto. Quanto à nossa
aposta sobre o estilo IPA, foi o gerente de canais especiais, o amigo Luciano
Dutra, quem sugeriu um caminho singular ao estilo elegível. Através de
conferências entre os citados, mais os mestres-cervejeiros do Grupo, Gerhard
que lançou a idéia de uma peculiar Doppel Bock Clara, que depois foi
sofisticada com chips (lascas) de carvalho oriundos da França e, assim como a
Fünf, com o método dry-hopping. Em suma, de fato, um projeto em conjunto.
Se o estilo mostra-se mais uma inovação com a chancela Eisenbahn, onde
Gerhard deve ter memorado a Weihenstephaner Vitus, uma Weizenbock Clara, que
recebeu a mais alta nota de nossas avaliações, o produto do trabalho de seis
meses não seria lançado discretamente. Também inovador foi o lançamento da
cerveja. O local, ao contrário do que se especulava, não foi a unidade fabril
da Eisenbhan, em Blumenau, e sim, a gigantesca matriz do Grupo Schincariol, em
Itu onde a empresa foi fundada. Com certeza, foi a melhor tradução de que a
Schincariol, assim como afirmou o presidente Gino Di Domenico, tem consciência
da importância do canal de cervejas especiais como a marca Eisenbahn. E, esse
momento consagrou a relevância dos formadores de opinião, onde nesse primeiro
evento de lançamento, sem a presença de jornalistas, foi a hora e a vez dos
blogueiros e especialistas, representados pelos mais notáveis articuladores das
redes sociais e eventos cervejeiros. Representados pelos blogueiros
Maurício Beltramelli (Brejas); Fabian Ponzi (Bebendo Bem); Fabricio
Santos (FullPint);
Bernardo Couto (Homini
Lupulo); Daniel Wolff (Mestre-Cervejeiro); Guilherme Schwinn (Gastrobirra); e
especialistas como José Padilha (Sommelier de
Cervejas); Sady Homrich (Extra Malte); Leonardo Botto (cervejeiro caseiro);
Pedro Braga (Bier Markt) e; humildemente o TELECERVEJA (Patrick Stephanou), na
figura desse zitófilo que vos escreve. Certamente, seria impossível para a
organização desse encontro congraçar todas as importantes figuras do cenário
cervejeiro, todavia, de algum modo, como citamos, a máxima foi a
representatividade desse grupo unido e amigável.
Patrick Stephanou (Telecerveja); Fabricio Santos (Full Pint); Sady Homrich (Extra Malte); e Fabian ponzi (Bebendo Bem) |
Parabéns Eisenbahn por uma década
inteira rica de cultura cervejeira!
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