sábado, 21 de julho de 2012

UMA DÉCADA DE EISENBAHN


A degustação da Eisenbahn 10 anos é realmente uma memorável experiência sensorial. Para auxiliar essa análise, nada melhor que seguir a orientação do ‘expert’ Juliano Mendes, DNA Eisenbahn, ao melhor estilo Provetuite. No final, não pude deixar de resumir a nossa homenagem entoando um “Parabéns a Você”!

 



A EISENBAHN

Quando se pergunta aos amantes da boa cerveja por uma cervejaria nacional de referência, a Eisenbahn é, indiscutivelmente, uma das mais citadas e respeitadas. Antes de fazer parte do rol do Grupo Schincariol, fundada em 2002, em Blumenau (entitulada “cidade nacional da cerveja”), a Eisenbahn despontou pela primazia da repercussão da cultura cervejeira. Muito aprendemos com Juliano Mendes, que junto de seu pai Jarbas, e o irmão Bruno, iniciaram algo novo no Brasil. Trouxeram experiências de cervejarias belgas e alemãs na bagagem, para, junto de seu mestre-cervejeiro com formação na espirituosa Weihenstephan, Gerhard Beutling, rotularem o conceito da Reinheitsgebot. Ainda que, com o céu como limite, a Eisenbahn foi precursora de inúmeros estilos como o Champenoise (cerveja espumante). E, quando da compra pelo Grupo Schincariol, em 2008, onde os cervejeiros ficaram temerosos quanto ao futuro da microcervejaria, sabiamente a visão da gigante foi de manter a Eisenbahn na mesma planta e desenvolvimento, agregando uma monumental logística de distribuição. Com isso, além do Grupo Schincariol, os amantes da boa cerveja lucraram bons frutos.


A CERVEJA

Em 2007, para o aniversário dos seus cinco anos, a Eisenbahn lançou a Fünf (cinco, em alemão). Mais uma inovação. Na ocasião, consagrou-se como a cerveja (comercial) mais lupulada do Brasil. Uma Amber Ale com dry-hopping (método de “lupular a seco”), onde a cerveja recebe outra adição de lúpulo na fase de maturação. E, de contra partida, numa tendência de consumo, desde 2011 até hoje, as cervejas extremamente amargas tomaram conta dos lançamentos. Nós do TELECERVEJA imaginamos que a Eisenbahn lançaria uma cerveja para o aniversário de dez anos e, justamente, apostamos numa IPA, embora não seja um estilo tradicional da escola alemã. Todavia, tivemos meio acerto... Assim como o concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn continuou na fase Schincariol, a cerveja em “bebemoração” à década da Eisenbahn foi concebida. Foi, literalmente, o resultado do trabalho em equipe, formada por funcionários de distintos setores do Grupo Schincariol. Naturalmente, sendo um dos fundadores da marca, o consultor Juliano Mendes recebeu, ao longo dos anos, inúmeras indagações - inclusive do TELECERVEJA - sobre a possível cerveja “Eisenbahn Zehn” (zehn significa dez, em alemão), entretanto dentro da sistemática de uma grande cervejaria industrial, o ‘marketing’, capitaneado por Marina Barros foi quem sinalizou com verde a viabilidade, ou necessidade, do projeto. Quanto à nossa aposta sobre o estilo IPA, foi o gerente de canais especiais, o amigo Luciano Dutra, quem sugeriu um caminho singular ao estilo elegível. Através de conferências entre os citados, mais os mestres-cervejeiros do Grupo, Gerhard que lançou a idéia de uma peculiar Doppel Bock Clara, que depois foi sofisticada com chips (lascas) de carvalho oriundos da França e, assim como a Fünf, com o método dry-hopping. Em suma, de fato, um projeto em conjunto.





Se o estilo mostra-se mais uma inovação com a chancela Eisenbahn, onde Gerhard deve ter memorado a Weihenstephaner Vitus, uma Weizenbock Clara, que recebeu a mais alta nota de nossas avaliações, o produto do trabalho de seis meses não seria lançado discretamente. Também inovador foi o lançamento da cerveja. O local, ao contrário do que se especulava, não foi a unidade fabril da Eisenbhan, em Blumenau, e sim, a gigantesca matriz do Grupo Schincariol, em Itu onde a empresa foi fundada. Com certeza, foi a melhor tradução de que a Schincariol, assim como afirmou o presidente Gino Di Domenico, tem consciência da importância do canal de cervejas especiais como a marca Eisenbahn. E, esse momento consagrou a relevância dos formadores de opinião, onde nesse primeiro evento de lançamento, sem a presença de jornalistas, foi a hora e a vez dos blogueiros e especialistas, representados pelos mais notáveis articuladores das redes sociais e eventos cervejeiros. Representados pelos blogueiros Maurício Beltramelli (Brejas); Fabian Ponzi (Bebendo Bem); Fabricio Santos (FullPint); Bernardo Couto (Homini Lupulo); Daniel Wolff (Mestre-Cervejeiro); Guilherme Schwinn (Gastrobirra); e especialistas como José Padilha (Sommelier de Cervejas); Sady Homrich (Extra Malte); Leonardo Botto (cervejeiro caseiro); Pedro Braga (Bier Markt) e; humildemente o TELECERVEJA (Patrick Stephanou), na figura desse zitófilo que vos escreve. Certamente, seria impossível para a organização desse encontro congraçar todas as importantes figuras do cenário cervejeiro, todavia, de algum modo, como citamos, a máxima foi a representatividade desse grupo unido e amigável.

Patrick Stephanou (Telecerveja); Fabricio Santos (Full Pint); Sady Homrich (Extra Malte); e Fabian ponzi (Bebendo Bem)

Parabéns Eisenbahn por uma década inteira rica de cultura cervejeira!

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