segunda-feira, 20 de maio de 2013

EU SÓ QUERO CHOCOLATE






A “gestão industrial” das cervejarias artesanais Devassa, Baden Baden, e Eisenbahn é realmente plausível. Após serem adquiridas pelo Grupo Schincariol, hoje Brasil Kirin, especulava-se que sofreriam descaracterizações e/ou descontinuidade de lançamentos. Diferentemente da Devassa englobada ao segmento de entrada, louvamos que tanto a Baden Baden quanto a Eisenbahn mantiveram-se em suas unidades fabris originais e com o mesmo fomento cervejeiro – incluindo-se, aqui, lançamentos de novos rótulos. Após a missão que chamamos de “Zehn” - lançamento da Eisenbahn 10 anos; dia 09 de Maio de 2013, o TELECERVEJA teve a honra de participar da missão “Chocolate” - lançamento da Baden Baden Chocolate. Afirmando a continuidade em lançamentos de cervejas especiais, já sob administração nipônica (Brasil Kirin).

Patrick Stephanou, Sady Homrich, Fabricio Santos, Bernardo Couto (atrás), e Daniel Wolff



Dessa vez, o lançamento foi na própria planta de origem. Subimos, então, a Campos do Jordão, acompanhados de expoentes formadores de opinião do mercado de cervejas especiais, figurado por amigos blogueiros; jornalistas; e empresários do setor. O que já era esperado é que alguns entusiastas da boa cerveja encontram-se nos mesmos eventos – o que não podia ser diferente, resultante do prestígio de suas ações em prol da cultura cervejeira. Os nomes, em ordem meramente alfabética, de alguns desses convidados devem ser lembrados, como: Bernardo Couto (Homini Lúpulo); Cássio Picolo (Frangó); Daniel Wolff (Mestre-Cervejeiro); Edu Passarelli (Aconchego Carioca – SP); Fabricio Santos (Full Pint); José Raimundo Padilha (Sommelier de Cervejas); Leonardo Botto (Botto Bar); Patrick Stephanou (TELECERVEJA - esse que vos escreve); e Sady Homrich (Extra-Malte). Amparados por competentes profissionais da Brasil Kirin, dentre eles amigos de importância cervejeira nacional como o mentor Juliano Mendes (“DNA Eisenbahn) e Luciano Lima (canais especiais); somados a Marcus Dapper (mestre-cervejeiro Baden Baden); e Peter Ehrhardt (mestre-cervejeiro matriz ITU).

Já na cervejaria Baden Baden, comparando com a vez em que a conhecemos antes de pertencer ao grande grupo cervejeiro, a satisfação em presenciar investimentos de expansão e tecnologia na unidade fabril. Mais um registro dum gerenciamento de visão estratégica bem sucedido. Após a visitação orientada em meio à produção, o grupo foi encaminhado a um ambiente montado em frente à cervejaria para o lançamento oficial do 11º rótulo: Baden Baden Chocolate, pelas mãos de Marina Barros (Marketing BK).

*Curiosidade: Em Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do Brasil com seus 1.628 m de altitude (a cima do nível do mar), a fervura do mosto é atingida a 95°C.

De forma exemplar, mais um produto projetado e executado pela junção de distintos segmentos da companhia. Assim como no caso da Eisenbahn 10 anos, desde a pesquisa mercadológica, do início ao fim, todo processo envolveu o marquetingue, o comercial, e o corpo técnico (mestres-cervejeiros). Diferentes áreas trocando experiências e lapidando o produto até o resultado final. Que deverá ser distribuído nacionalmente até o fim do mês, a um preço médio de R$ 15,00. Como diria Gilberto Gil: “Procure saber”!




EMBALAGEM
O conjunto é um primor à parte. O rótulo segue o padrão das outras cervejas da marca Baden Baden, porém o da Chocolate Beer apresenta desque em “hot stamping” (efeitos metalizados na impressão). O copo tipo snifter, eleito para a cerveja, o mesmo da Eisenbahn 10 Anos,  valoriza a sua apreciação. Há uma versão comemorativa, em porcelana, cor de chocolate, que é um dos raros copos sem transparência do mercado, e talvez sugira uma tendência para estilos de cerveja consagrados – onde a não visualização do líquido não seja um problema. Mais uma criação do Luciano Lima... E, lembrando do inverno, o grupo ganhou de presente, não apenas uma camisa tipo pólo, mas tipo pólo de manga comprida. Um sensível detalhe à parte!






HARMONIZAÇÃO
Na “árdua” missão de viajar a Campos do Jordão, o grupo foi recebido com um almoço harmonizado com outras Baden Baden. Especificamente à Chocolate Beer, sua degustação no lançamento veio acompanhada de doces de chocolate, que é a sua grande sugestão como brownie e petit gateau. Todavia, nossa veia gastronômica permite sugerir, além do clássico ‘fondue’ de chocolate, variações em sobremesas como ‘cheesecake’ de frutas vermelhas ou doces em calda de uva e goiaba. Ainda, devemos apostar na migração para pratos principais (salgados) com molhos caramelizados escuros. E, seguindo essa tendência, carnes caramelizadas como dita a “Reação de Maillard”. Vale testar!



LÍQUIDO
Depois da Baden Baden Stout Dark Ale, “Chocolate Beer” (Cerveja de Chocolate) é o mote. Ainda que, de fato tenhamos cacau e não chocolate propriamente dito, adicionado na fervura da cerveja em função da legislação do MAPA que proíbe ingredientes de origem animal, como o leite - cabe lembrar que a gordura, seja qual for, deve ser eliminada na elaboração de uma cerveja. Para reforçar no aroma, baunilha foi agregada na maturação. A base de maltes tostados de cevada e de trigo confere cor e sabor característicos de cervejas escuras e gosto amargo de “toffee”. O lúpulo especial, cuidadosamente, não compete ou ofusca o aroma e o sabor predominante de chocolate.











AVALIAÇÃO
Baden Baden Chocolate Beer

PRESSÃO
Pressão satisfatória; espuma aerada demais, de bolhas grandes e pouco persistente - a pesar de manter uma fina camada duradoura na superfície da cerveja.

APARÊNCIA
Creme amarelado e uma coloração extraordinária de chocolate potencializada pela turbidez. Trata-se de uma bela experiência apreciá-la visualmente.

AROMA
O aroma de chocolate e baunilha, característico de achocolatado líquido – tipo o “Brown Cau”, é impressionante. Assim como a cor de chocolate, o aroma sugere que estamos consumindo de fato um produto de chocolate.

SABOR
Os 6% APV não são percebidos no sabor, assim como o amargor e lúpulo. Talvez pensemos: “poderia ser chocolate meio amargo”... Todavia, a pesquisa do produto indicou que cervejas amargas têm maior rejeição ao grande público, e por sua vez o retrogosto é suavíssimo. Cerveja na marca de 10 IBUs.

CORPO
Outro indicativo de estudo foi de aumentar a bebilidade com um corpo mais leve, embora em nossa opinião um corpo denso fosse o ideal para essa cerveja. Percebemos um frisante carbonatado que limpa demais o paladar para o anseio do próximo gole.

IMPRESSÃO GERAL
Dada a proposta, é uma cerveja exemplar. Mesmo sendo uma edição limitada, nossa aposta é que agrade como uma cerveja de entrada a novos consumidores de cervejas especiais. Cerveja tipo “menu degustação”!


  

Nossos agradecimentos, ao grupo Brasil Kirin, pelo convite a mais uma memorável experiência. Ainda que nos sentimos lisonjeados pela lembrança e incentivados a exercer o nosso fomento à boa cerveja, ficamos felizes por mais um encontro com amigos e - por que não? - ídolos cervejeiros.





2 comentários:

Confraria 803 disse...

Parabéns pelo blog e pelas informações.

Patrick Stephanou disse...

Henrik,
nos encontraremos na Brasil Brau? Agradecemos tua felicitação!
Aquele abraço e ótimas cervejas!

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