A “gestão industrial” das cervejarias
artesanais Devassa, Baden Baden, e Eisenbahn é realmente plausível. Após serem
adquiridas pelo Grupo Schincariol, hoje Brasil Kirin, especulava-se que
sofreriam descaracterizações e/ou descontinuidade de lançamentos.
Diferentemente da Devassa englobada ao segmento de entrada, louvamos que tanto
a Baden Baden quanto a Eisenbahn mantiveram-se em suas unidades fabris
originais e com o mesmo fomento cervejeiro – incluindo-se, aqui, lançamentos de
novos rótulos. Após a missão que chamamos de “Zehn” - lançamento da Eisenbahn
10 anos; dia 09 de Maio de 2013, o TELECERVEJA teve a honra de participar da
missão “Chocolate” - lançamento da Baden Baden Chocolate. Afirmando a
continuidade em lançamentos de cervejas especiais, já sob administração
nipônica (Brasil Kirin).
Patrick Stephanou, Sady Homrich, Fabricio Santos, Bernardo Couto (atrás), e Daniel Wolff |
Dessa vez, o lançamento foi na própria
planta de origem. Subimos, então, a Campos do Jordão, acompanhados de expoentes
formadores de opinião do mercado de cervejas especiais, figurado por amigos
blogueiros; jornalistas; e empresários do setor. O que já era esperado é que
alguns entusiastas da boa cerveja encontram-se nos mesmos eventos – o que não
podia ser diferente, resultante do prestígio de suas ações em prol da cultura
cervejeira. Os nomes, em ordem meramente alfabética, de alguns desses
convidados devem ser lembrados, como: Bernardo Couto (Homini Lúpulo); Cássio
Picolo (Frangó); Daniel Wolff (Mestre-Cervejeiro); Edu Passarelli (Aconchego
Carioca – SP); Fabricio Santos (Full Pint); José Raimundo Padilha (Sommelier de
Cervejas); Leonardo Botto (Botto Bar); Patrick Stephanou (TELECERVEJA - esse
que vos escreve); e Sady Homrich (Extra-Malte). Amparados por competentes
profissionais da Brasil Kirin, dentre eles amigos de importância cervejeira
nacional como o mentor Juliano Mendes (“DNA Eisenbahn) e Luciano Lima (canais
especiais); somados a Marcus Dapper (mestre-cervejeiro Baden Baden); e Peter
Ehrhardt (mestre-cervejeiro matriz ITU).
Já na cervejaria Baden Baden,
comparando com a vez em que a conhecemos antes de pertencer ao grande grupo
cervejeiro, a satisfação em presenciar investimentos de expansão e tecnologia
na unidade fabril. Mais um registro dum gerenciamento de visão estratégica bem
sucedido. Após a visitação orientada em meio à produção, o grupo foi
encaminhado a um ambiente montado em frente à cervejaria para o lançamento
oficial do 11º rótulo: Baden Baden Chocolate, pelas mãos de Marina Barros (Marketing
BK).
*Curiosidade: Em Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do Brasil com seus 1.628 m de altitude (a cima do nível do mar), a fervura do mosto é atingida a 95°C.
*Curiosidade: Em Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do Brasil com seus 1.628 m de altitude (a cima do nível do mar), a fervura do mosto é atingida a 95°C.
De forma exemplar, mais um produto
projetado e executado pela junção de distintos segmentos da companhia. Assim
como no caso da Eisenbahn 10 anos, desde a pesquisa mercadológica, do início ao
fim, todo processo envolveu o marquetingue, o comercial, e o corpo técnico
(mestres-cervejeiros). Diferentes áreas trocando experiências e lapidando o
produto até o resultado final. Que deverá ser distribuído nacionalmente até o
fim do mês, a um preço médio de R$ 15,00. Como diria Gilberto Gil: “Procure
saber”!
O conjunto é um primor à parte. O
rótulo segue o padrão das outras cervejas da marca Baden Baden, porém o da
Chocolate Beer apresenta desque em “hot stamping” (efeitos metalizados na
impressão). O copo tipo snifter, eleito para a cerveja, o mesmo da Eisenbahn 10 Anos, valoriza a sua apreciação. Há uma versão comemorativa, em porcelana,
cor de chocolate, que é um dos raros copos sem transparência do mercado, e
talvez sugira uma tendência para estilos de cerveja consagrados – onde a não visualização
do líquido não seja um problema. Mais uma criação do Luciano Lima... E,
lembrando do inverno, o grupo ganhou de presente, não apenas uma camisa tipo
pólo, mas tipo pólo de manga comprida. Um sensível detalhe à parte!
HARMONIZAÇÃO
Na “árdua” missão de viajar a Campos do
Jordão, o grupo foi recebido com um almoço harmonizado com outras Baden Baden.
Especificamente à Chocolate Beer, sua degustação no lançamento veio acompanhada
de doces de chocolate, que é a sua grande sugestão como brownie e petit gateau.
Todavia, nossa veia gastronômica permite sugerir, além do clássico ‘fondue’ de
chocolate, variações em sobremesas como ‘cheesecake’ de frutas vermelhas ou
doces em calda de uva e goiaba. Ainda, devemos apostar na migração para pratos
principais (salgados) com molhos caramelizados escuros. E, seguindo essa
tendência, carnes caramelizadas como dita a “Reação de Maillard”. Vale testar!
Depois da Baden Baden Stout Dark Ale, “Chocolate Beer” (Cerveja de Chocolate) é o mote. Ainda que, de fato tenhamos cacau e não chocolate propriamente dito, adicionado na
fervura da cerveja em função da legislação do MAPA que proíbe ingredientes de
origem animal, como o leite - cabe lembrar que a gordura, seja qual for, deve ser eliminada na elaboração de uma cerveja. Para reforçar no aroma, baunilha foi agregada na
maturação. A base de maltes tostados de cevada e de trigo confere cor e sabor
característicos de cervejas escuras e gosto amargo de “toffee”. O lúpulo
especial, cuidadosamente, não compete ou ofusca o aroma e o sabor predominante de chocolate.
Baden Baden Chocolate Beer
PRESSÃO
Pressão satisfatória; espuma aerada demais, de bolhas grandes e pouco
persistente - a pesar de manter uma fina camada duradoura na superfície da
cerveja.
APARÊNCIA
Creme amarelado e uma coloração extraordinária de chocolate
potencializada pela turbidez. Trata-se de uma bela experiência apreciá-la visualmente.
AROMA
O aroma de chocolate e baunilha, característico de achocolatado líquido
– tipo o “Brown Cau”, é impressionante. Assim como a cor de chocolate, o aroma
sugere que estamos consumindo de fato um produto de chocolate.
SABOR
Os 6% APV não são percebidos no sabor, assim como o amargor e lúpulo.
Talvez pensemos: “poderia ser chocolate meio amargo”... Todavia, a pesquisa do
produto indicou que cervejas amargas têm maior rejeição ao grande público, e
por sua vez o retrogosto é suavíssimo. Cerveja na marca de 10 IBUs.
CORPO
Outro indicativo de estudo foi de aumentar a bebilidade com um corpo
mais leve, embora em nossa opinião um corpo denso fosse o ideal para essa
cerveja. Percebemos um frisante carbonatado que limpa demais o paladar para o
anseio do próximo gole.
IMPRESSÃO GERAL
Dada a proposta, é uma cerveja exemplar. Mesmo sendo uma edição
limitada, nossa aposta é que agrade como uma cerveja de entrada a novos
consumidores de cervejas especiais. Cerveja tipo “menu degustação”!
Nossos agradecimentos, ao grupo Brasil
Kirin, pelo convite a mais uma memorável experiência. Ainda que nos sentimos lisonjeados pela lembrança e incentivados a exercer o nosso fomento à boa cerveja, ficamos felizes por mais um encontro com amigos e - por que não? - ídolos cervejeiros.
2 comentários:
Parabéns pelo blog e pelas informações.
Henrik,
nos encontraremos na Brasil Brau? Agradecemos tua felicitação!
Aquele abraço e ótimas cervejas!
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