terça-feira, 18 de março de 2008

ESPUMA DECORADA (A cerveja dos recordes!)

Já virou desculpa ou tradição “bebemorar” o dia de São Patrick (17 de Março) nos pubs (bares PÚBlicos) brasileiros - geralmente nos temáticos irlandeses. Pode ter certeza de que essa data está no calendário dessas casas, que tradicionalmente, servem Guinness. Cerveja preta, leve, de baixa graduação alcoólica (4,2%/vol) para acabar com o mito de que cerveja escura é forte - a Skol tem mais álcool que a Guinness... Mas isso não quer dizer nada!
Tenho ido no Mulligan [www.mulligan.com.br/], onde sempre é dia de cerveja! A simpatia da turma de lá, é impar. O folclórico Aparício, gerente, sempre receptivo a tornar o programa o mais agradável possível. O Bira, caixa, bate recordes de presteza. E, o Fabinho, copeiro, serve cerveja como poucos. É o autor da espuma decorada da foto. Tente fazer em casa!
O serviço da Guinness, na Irlanda, é considerado uma aptidão cultural. Um amigo meu, Giuliano Rossi, trabalhando de copeiro na vizinha Londres, teve que fazer curso para servir a a dita cerveja em meio a outras que não cobravam tal qualificação. É, aproximadamente, assim:
1. Servir uma dose e reservar.
2. Completar o copo tipo pint a 45°, inclinando no final para não derramar.
3. Respeitar a marcação de espuma - que é no mínimo “dois dedos”.
Já, a decoração fica com o Fabinho, pois o Giuliano nunca me falou dela...

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...