sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010 BOAS CERVEJAS!

Mais um calendário anual se apresenta e, a perspectiva é positiva: o Brasil não é mais o país do futuro, mas sim do presente! Talvez sejamos percebidos como patriotas, todavia há um sentimento de que 2010 é o prenúncio de prosperidade geral.


Começamos bem: uma bela ceia de comemoração ao ano novo. O percurso gastronômico teve início com um barrilete de DAB acompanhado de queijos e frios, entre outros acepipes não menos protagonistas. A lentilha espetaculosa e seus agregados eram preparados na cozinha, enquanto nossa parte era assar os lombos de porco devidamente temperados. Nosso toque final foi cobri-los com queijo parmesão ralado, que gratinou com o calor da brasa. Quando a barulheira dos fogos de artifício anunciavam a zero hora, abrimos uma cerveja espumante (Eisenbahn Lust Prestige), pois desde que conhecemos esse estilo, a espumante tradicional não teve mais lugar... 2010 anos após o nascimento do rei dos judeus, estamos nós comendo e bebendo como um rei!



Eisenbahn Lust Prestige



Cerveja Espumante de alto padrão, elaborada através dum longo processo que passa da fermentação normal de uma Belgian Strong Ale ao método Champanoise com adição de fermento de vinho e açúcar. Num primeiro momento, a garrafa passa a impressão da bebida se tratar de um espumante. Com certeza, até que se leia o rótulo ou deguste o produto, os leigos não entenderão como cerveja. A cor dourada âmbar e a turbidez típica de uma cerveja belga eliminam essa falsa impressão, que é reforçada com a presença de espuma. Nossa amostra apresentou creme bastante airado e moderadamente persistente, sobretudo com grande volume inicial. O aroma frutado cítrico nos fez evocar a presença de pêssego “no ar” (pode-se dizer que uva, também), que se funde ao paladar de abacaxi. Todavia, quando a temperatura sobe além da margem recomendada de 4°C – a imersão em balde de gelo, é bem-vinda -, o sabor bastante adocicado prejudica o conjunto. Não somos fãs de mascarar o sabor da cerveja com a prerrogativa da atenuação gustativa à base do adormecimento das papilas da língua, entretanto nesse caso é de bom grado. Na esfera tátil, a carbonatação equilibrada com perlage fino, próprio de frisante, acaricia prazerosamente o palato do apreciador. Cerveja que deve seguir o rito de ser degustada lentamente, em goles sicintos, respeitando a complexidade da bebida e o alto teor alcoólico (11,5% APV) discretamente percebido. Brindar com uma Eisenbahn Lust Prestige é uma experiência extraordinária para o bom bebedor de cerveja.




Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...