terça-feira, 22 de abril de 2008

TEMPERATURA DE CERVEJA

Semana passada, comprei um carro, e uma das dúvidas foi a cor. Uma vez que pesquisei vários modelos, na escolha da cor segui uma teoria pessoal: cada modelo de carro tem uma determinada cor que o valoriza. Transportando esse mesmo raciocínio para a cerveja, determinamos que não existe uma temperatura genérica para a degustação do produto, e sim, cada tipo de cerveja requer uma certa temperatura. Lembrando que devemos desconsiderar o consumo sugerido pela publicidade das volumosas pilsens deturpadas. Como, já citado, aqui no diário, as grandes cervejarias utilizam receitas que substituem parte dos ingredientes tornando a bebida mais barata, e por sua vez, aumentando o lucro. Assim, o sabor original (puro) da cerveja é adulterado. E, com o objetivo de vender mais, para lucrar ainda mais, a específica publicidade induz o consumo em temperaturas negativas, para adormecer as papilas gustativas da língua, e com isso minimizar a rejeição do produto. Uma relação diretamente proporcional: menor temperatura = menor paladar. Então, se quiseres saber o verdadeiro sabor de uma Coca-cola ou de uma Skol, experimente-as em temperatura fria – e não gelada. Aliás, tem aquele bordão estúpido da cerveja “estupidamente gelada”. Se bem que dependendo do ponto de vista não é tão estúpido. Se entendermos que a cerveja foi gelada de forma estúpida, sem discernimento, estamos falando a mesma língua. Se és do time que gosta de um casco geado, entendendo que “estupidamente” é o mesmo que “extremamente”, de modo respeitoso informo-te que és um estúpido, pois só engole a cerveja.

Em 2006, a Skol lançou um rótulo que contém uma indicação grafada com uma tinta especial que a partir dos 4°C muda de cor branca para azul, assim, indicando a temperatura para consumo. O problema, é que nunca vi servirem Skol em temperatura positiva. Seja por consumidores ou por bares, a Skol é sempre gelada em congeladores com temperatura negativa. Então, essa indicação é puramente apelativa, pois o consumidor já está viciado. Prova disso são os próprios congeladores com indicação de temperatura, que a Skol mantém em bares. Se leres, sempre estão operando em temperaturas negativas. O produto e as propagandas se contradizem...

Pois bem, de forma prática, elaborei uma tabela que possa orientar a relação de cerveja e temperatura. Novamente, observamos uma relação diretamente proporcional: quanto menos encorpada = menor a temperatura; quanto mais encorpada = maior a temperatura. Devemos levar em consideração que o local de apreciação do produto não interfira nessa relação, contando que o apreciador esteja sob uma temperatura climática confortável entre 20 e 25°C. Nesse caso, por uma questão de refrescância, há a compensação de temperatura da cerveja em função do clima, que gera uma relação inversamente proporcional, onde: clima mais quente = cerveja menos quente; clima mais frio = cerveja menos fria. Outro dado importante é que o paladar pessoal é tutelado, ou seja, existe uma margem em que a temperatura da cerveja pode ser corrigida para cima ou para baixo dependendo das percepções individuais.Aprecie a tua cerveja com elegância!
.

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...