Os colecionadores de cerveja do TCHERVEJA que o digam: Nunca antes, na história deste país, houve tantos colecionáveis cervejeiros como hoje”. Nesse novo milênio, a arrancada da cerveja no mercado de bebidas impulsionou as vendas, que resultaram em mais publicidade e, posteriormente, no aumento de itens “brewerianos” alusivos a essas campanhas. Como exemplos, poucos anos atrás, as latas falantes de Skol eram procuradas incessantemente por colecionadores de embalagens; por outro lado, os apreciadores de boa cerveja, queriam o tubo cilíndrico de papelão que envolve a cerveja Perigosa... Ou seja, temos uma infinidade de produtos estéticos, fruto de um desenho industrial ou mera criatividade, que aumentam a venda de cerveja. Haja visto que o casco de um litro da cerveja Coruja ainda causa impacto nas pessoas. Indiscutivelmente, a boa embalagem é importante.
No ano passado (de 2011), a Heineken lançou uma garrafa de alumínio com uso duma tinta fluorescente chamada “Glow”. Aos desatentos, só o fato de a garrafa ser de alumínio já causou estranheza, porém esse tipo de embalagem não era a novidade. Lembrando o conceito que a Skol – sempre precursora dessas esquisitices – usou em latas que ao gelarem mudavam a cor de faixas pintadas, a Heineken imaginou um produto que brilhasse no escuro. Imagines a propaganda noturna em meio a uma festa? Pois bem, essa é a “Star Bottle”, a garrafa estrela da Heineken. Vale constatar que tu não precisas beber Heineken extremamente gelada, mas se divertirá muito vendo ela no escuro!
Agora, no início do mês, a “sKIRINcariol” usou a mesma tecnologia para abrilhantar a lata alusiva ao Planeta Atlântida – maior festival de música do verão gaúcho. A peça publicitária foi tão bem montada que, para divulgação, foram enviados, aos jornalistas, um conjunto com a lata e uma lanterna de luz-negra para ler a resenha escrita com a mesma tinta “Glow”. O cartão, aparentemente em branco, gera um ar de mensagem secreta...
O desenho arrojado (leia-se “design”) e a criatividade das peças de venda constituem mais uma demonstração da relevância da cerveja no mercado de bebidas. Não esqueçamos que esse fator independe da qualidade da bebida, todavia é inquestionável a experiência degustativa quando o produto agrega valor à estética física, ou seja, à embalagem. Que venham mais novidades!
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