segunda-feira, 6 de outubro de 2008

BEBI, MAS NÃO TRAGUEI

.
Fui presenteado pelo presidente da ACERVA gaúcha, o amigo cervejeiro Jorge Gitzler, com uma Cannabia que ele trouxe da Espanha. Trata-se de uma cerveja alemã com adição de cânhamo - variedade permitida da Cannabis Sativa (maconha) por não apresentar o ativo alucinógeno THC. O cânhamo que foi muito usado no passado, inclusive no Brasil, para a produção de tecidos fibrosos; na história da cerveja, já esteve presente antes da padronização do uso do lúpulo. Em Março de 1996, três amigos tiveram a idéia de resgatar essa matéria-prima ao mundo cervejeiro, certos de sua legalidade, mas buscando a produção de uma cerveja orgânica (associada aos outros ingredientes 100% biológicos). Pouco depois, a afirmação de que o ex-presidente estadunidense, Bill Clinton, havia fumado maconha (ilegal) - mas não tragado - desmistificou o distanciamento com a planta, facilitando, ainda mais, a viabilidade do projeto.

A Cannabia é uma cerveja conceito, assim como a
Dado Bier Ilex e a Eisenbahn Pilsen Orgânica. Cervejas que mais agregam pesquisa e retenção de mídia à marca de uma cervejaria do que resultados em vendas pelo apreço ao produto. Claro que estamos desconsiderando as febres passageiras de consumo, geralmente ocorridas apenas nos lançamentos. Acreditamos que as cervejas conceito têm um valor muito grande nesse quesito de experimentação, porém o sucesso singular está condenado à aposta.

Embora contentes com o projeto, a nossa impressão a essa cerveja que podemos chamar de frutada, não foi das melhores. A Cannabia, de baixa fermentação, com 4,8 % APV, tirando a coloração mais escura, lembra uma Pilsen industrial comum em todos os requisitos. Todavia, onde está a Cannabis Sativa? Aí é que vem o barato, ou melhor, não dá barato. O retro-gosto e o aroma de cânhamo é muito perceptível. Se tu já fumaste algum desses cigarrinhos do capeta - mesmo que não tenhas tragado – saibas que o sabor residual de cada gole é o mesmo de uma fumada. E, o cheiro que se sente em alguns espetáculos de Reggae, é o mesmo do buquê dessa cerveja... Já que não queremos nos arriscar a sugerir uma harmonização zitogastronômica que fuja de bolos de chocolate com cânhamo, muito comum na praia do Rosa, sugerimos beber a Cannabia ao som de “Three Little Birds”, de Bob Marley, na versão de Gilberto Gil.

Tenho amigos que já me surpreenderam com suas versões de cerveja com Ilex-Paraguariensis (erva-mate), agora, quem sabe? Ficarei à espera de novas experiências com hortelã!

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...