sexta-feira, 14 de novembro de 2008

PRIMEIRO, AS DAMAS


Finalmente conquistei a primeira Dama, e logo a levei ao meu corpo. Lançada no inicio de julho, inicialmente prometida três mil litros... Cerveja nomeada de A Dama do Lago, vencedora do primeiro Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn (2007) pelo expoente cervejeiro fluminense Leonardo Botto. Citamos alguns tópicos de sua história:

O ESTILO
Para o Brasil Brau do ano passado, o Botto fez uma Belgian Dark Strong Ale para homenagear o país em que seu ex-professor, o Mestre Cervejeiro Paulo Schiaveto, estudou. A receita foi aprimorada, e seguindo as degustações dos amigos, foi indicada para ser a cerveja do Botto a representa-lo na disputa da Eisenbahn. Aliás, a Eisenbahn, mais uma vez, teve o brilhantismo de ser a precursora nesse tipo de evento. O Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn incentiva o surgimento de novas e boas cervejas.

A HARMONIZAÇÃO
Harmoniza bem com carnes assadas, como cordeiro, porco, de caça; e ensopados. Com queijos, prefira o autêntico Cheddar ou os de fungo azul.

O NOME
O nome “A Dama do Lago” sugerido pelos irmãos do Botto, acabou sendo uma forma de homenagear, novamente, a esposa Tatiana, que já apareceu nas caricaturas dos rótulos das Botto Biers na “Feiticeira”, seguindo a saga de nomes mitológicos do mesmo estilo, como “Thor” e “Fluminense II – Libertadores 2008”!


A EMBALAGEM PROMOCIONAL
Valorizando as cervejas especiais, as estratégias de comunicação estão dando ênfase aos produtos promocionais – e trazendo resultados!. Para A Dama do Lago a
Wow Comunicação, que atende à Eisenbahn, desenvolveu uma embalagem que faz plena alusão à mitológica lenda da dama do lago. Na peça enviada a formadores de opinião, retratou o fundo de um lago representando com uma gravura de seixo rolado afixado à forma da garrafa, e o espelho d’água na própria tampa dupla de acrílico, com água. Nas minhas fotografias dá para ter uma idéia do que tentei explicar...

ONDE ENCONTRAR
Ficando cada dia mais rara, pois restam algumas garrafas, pode ser encomendada no sítio da própria cervejaria Eisenbahn. Seguindo a lenda da espada, já que moro em Porto Alegre, que é banhada pelo lago Guaíba, gostaria de encontrar umas Damas entre as minhas remadas...

A AVALIAÇÃO
De estilo Belgian Dark Strong Ale, que não integra a lista oficial da Eisenbahn, muitos acham que se trata de uma cerveja sazonal, mas na verdade é uma cerveja comemorativa (ou “bebemorativa”). Como parte do prêmio, a Eisenbahn, inicialmente, prometeu 3000 litros da cerveja ganhadora.

Aparência: Cerveja turva, de coloração âmbar escuro, sendo a espuma amarelada. Esse creme é persistente, porém com pouco volume.

Pressão: Ótima pressão, certamente oriunda da segunda fermentação na garrafa. Felizmente, pouco se escuta da redução da espuma.

Aroma: Percebi aroma de fermento (aqui o trapista - Ale), lembrando pão; de lúpulo, expondo um frutado (que no conjunto lembra um cravo ou damasco); e de café, pelo malte tostado.

Sabor: Os 9% APV denotam suavemente. Lembra o estilo “vinho de cevada” (Barley Wine). O sabor que mais se manifestou foi o dos maltes, sendo os mais tostados predominantes, lembrando pão torrado. Retrogosto adocicado caramelado, certamente pela adição de açúcar, contrastado por um final amargo muito bem balanceado.

Corpo: Boa carbonatação, num corpo licoroso com final seco. Estrutura bem equilibrada.

Impressão Geral: Cerveja distinta que pesa no copo. Uma alquimia de muitos maltes de incrível bebebilidade.


Parabéns ao entusiasta cervejeiro Leonardo Botto pelo belo prêmio que a Eisenbahn dividiu com a gente! Arrisco uma música do Lamartine Babo para harmonizar com essa façanha. A letra tem um trecho assim: “Vence o Fluminense com sangue de encarnado, com amor e com vigor”!

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...