quinta-feira, 23 de abril de 2009

23

São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Catalunha, e da cidade de Moscou. Dia 23 de abril comemora-se seu martírio. Nascido na antiga Capadócia, região da Turquia, Jorge foi capitão do exército romano. Testemunhando tanta crueldade contra os cristãos, depôs contra o imperador Diocleciano, e distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres. Tentando fazer com que Jorge desistisse de sua fé, foi torturado até a morte em 23 de abril de 303. A lenda do dragão que matou é uma analogia, onde o temível animal simbolizaria o demônio, ou falta de cristianidade; e a princesa que defendera, representaria a província da qual ele extirpou as heresias. Se tu és como eu, discípulo desse guerreiro, e gosta de viajar a destinos não comerciais, não podes, então, deixar de conhecer a igreja de São Jorge, em Lalibela, na Etiópia.

Se, temos a lenda do dragão de São Jorge, o dia 23 de abril, coincide com a data em que o duque alemão Guilherme IV assinou a Lei de Pureza da Cerveja, após uma lendária ressaca. Naquela época, século XVI, pela busca de uma cerveja melhor, eram comum, dentre os ingredientes possíveis, experimentos por parte dos cervejeiros. Muitas receitas bizarras são lembradas, como adição de ervilha, fuligem, e cal. Daí vem a piada da ressaca ducal (“do cal”)...

Segue a lei traduzida:

Reinheitsgebot (Lei de Pureza)

“Como a cerveja deve ser elaborada e vendida neste país, no verão e no inverno: Decretamos, firmamos e estabelecemos, baseados no Conselho Regional, que daqui em diante, no principado da Baviera, tanto nos campos como nas cidades e feiras, de São Miguel até São Jorge, uma caneca de 1 litro (Da época da Baviera. Equivale, hoje, a 1,069 litros) ou uma cabeça (tigela em forma semicircular para líquidos ou “caneca” com pouco menos de uma caneca de 1 litro) de cerveja sejam vendidos por não mais que 1 Pfennig da moeda de Munique, e de São Jorge até São Miguel a caneca de 1 litro por não mais que 2 Pfennig da mesma moeda, e a cabeça por não mais que 3 Heller (equivale a meio Pfennig), sob as penas da lei. Se alguém fabricar ou tiver cerveja diferente da Märzen, não pode de forma alguma vendê-la por preço superior a 1 Pfennig por caneca de 1 litro . Em especial, desejamos que daqui em diante, em todas as nossas cidades, nas feiras, no campo, nenhuma cerveja contenha outra coisa além de cevada, lúpulo e água (além de cervejas de fermentação espontânea, o fermento é um ingrediente que muitas vezes não precisa ser citado). Quem, conhecendo esta ordem, a transgredir e não respeitar, terá seu barril de cerveja confiscado pela autoridade judicial competente, por castigo e sem apelo, tantas vezes quantas acontecer. No entanto, se um taberneiro comprar de um fabricante um, dois ou três baldes (equivalente a 60 canecas de 1 litro) de cerveja para servir ao povo comum, a ele somente, e a mais ninguém, será permitido e não proibido vender e servir a caneca de 1 litro ou a cabeça de cerveja por 1 Heller a mais que o estabelecido anteriormente.”

Guilherme IV, duque da Baviera, 23 de abril, no ano de 1516, em Ingolstadt”

Um comentário:

Stela Patrocínio disse...

Incrível, Patrick.
Eu, como não sei bulhufas de Alemão, confesso que não fazia idéia do que dizia verdadeiramente tal lei.

Parabéns pelo post, muito útil

Abração

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...