sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FESTA DE OUTUBRO

.

Todo ano é assim, ou melhor, em todo o Outubro é assim. Sob forte influência alemã - considerada alimento na Alemanha -, a cerveja é “bebemorada” em várias cidades do mundo. Em Munique, na maior dessas festas, a Oktober já começa em Setembro! Aqui no Brasil, a maior “festa de Outubro” é em Blumenau. E, para tanto, a cervejaria Eisenbahn lançou a sua versão de Märzenbier.

Tradicional da festa oficial alemã, o estilo Märzen-Oktoberfest, tem suas origens no estilo Vienna, criado na Áustria. O nome Märzen (março) vem do século XIX. Na época, sem sistema de refrigeração, as bebidas eram produzidas na primavera (março), guardadas em caves sob as montanhas repletas de gelo e consumidas somente em setembro e outubro, para comemorar as colheitas e festivais da Baviera.

Com sabor intenso, adocicado de malte e delicado amargor, a Eisenbahn Oktoberfest tem cor clara e pode ser confundida com a pilsen ou a helles alemã. Tem coloração dourada escura, é cristalina e com boa e persistente formação de espuma. Possui três maltes em sua composição, teor alcoólico de 6% e aromas marcantes de malte, pão e cereais com leves aromas de lúpulo. Harmoniza perfeitamente com pratos da culinária alemã, como salsichas e carnes de porco defumadas ou não, como o tradicional Eisbein (joelho de porco). Também combina com queijos adocicados e macios como Brie e Camembert, e os semi-macios Gruyère, Emmental e Gouda.

Já, um pouco mais ao sul do país - se a Baviera localiza-se no sul da Alemanha, o Rio Grande do Sul fica no sul do Brasil! – temos outra Oktoberfest de grande importância, que é a de Igrejinha. Se a Eisenbahn Oktoberfest agrada aos apreciadores da boa cerveja, o lançamento de uma lata alusiva à festa de Igrejinha, agrada aos colecionadores de latas de cerveja. Uma bela lata que remete a um nostálgico barril de madeira.

Como dá para ver, a cerveja agrada à alemães, brasileiros, gregos, e troianos!

.
.
.

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...