quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ERDINGER URWEISSE


Recebemos da importadora
Bier & Wein a bem-vinda informação do lançamento de uma nova cerveja de trigo da Erdinger, líder mundial no estilo. Como, ainda não a provamos, tampouco a encontramos no sítio da própria cervejaria, achamos por bem, publicar na íntegra a resenha enviada pela B&W, que segue:




Maior especialista global em cerveja de trigo, Erdinger lança versão feita com receita clássica da fundação da cervejaria e que carrega os traços típicos de identidade de uma cerveja Weissbier: refrescância e ricas notas de cravo e banana.

A cervejaria Erdinger inova e mais uma vez surpreende os amantes de cerveja de trigo, lançando uma versão de personalidade e com toda tipicidade de uma clássica cerveja de trigo bávara. A especialidade acaba de chegar ao Brasil, trazida pela Bier & Wein Importadora. Erdinger Urweisse é uma cerveja de alta fermentação, com 5,2% de teor alcoólico e 12,6º de extrato primitivo, com notas ricas de cravo e banana, produzida com a receita original da cervejaria, datada de sua fundação em 1886.

Enquanto a Erdinger Tradicional é feita com uma exclusiva fermentação híbrida¹ e conquista os mais diversos tipos de apreciadores de cerveja – sendo hoje a cerveja de trigo mais consumida e conhecida do mundo - a Erdinger Urweisse é direcionada aos amantes de cervejas de trigo, que buscam a tipicidade deste estilo. Trata-se de uma versão que certamente vem para surpreender. Além do sabor típico e de seguir os rígidos padrões de qualidade e pureza, a Urweisse também traz em sua embalagem referências de tradição: garrafa modelo “Euroflasche” de 500ml, rótulo antigo e copo que lembra aqueles produzidos artesanalmente, soprados um a um.



Afinal, qual a diferença?


Este lançamento, não somente complementa o portfólio da cervejaria - que já era o maior em cervejas de trigo - mas também deixa clara a proposta de cada uma de suas versões. A Erdinger Tradicional se destaca e se distingue das demais cervejas de trigo do mercado por ser a única com exclusiva refermentação na garrafa utilizando leveduras de baixa (tipo Lager). Este processo incomum em cervejas de trigo, confere um paladar único, extremamente equilibrado e com alto drinkability². Já a Erdinger Urweisse, produzida apenas com o processo de alta fermentação nos tanques (não é refermentada na garrafa), mantém as características típicas de uma cerveja Weiss, com aroma e paladar complexos, rico em notas frutadas.


“Com a Urweisse, além de ampliarmos nosso portfólio para um mercado ávido por novidades, reafirmamos nossa posição e competência como especialistas em cervejas de trigo”, afirma Werner Brombach, proprietário da cervejaria.



A casa das cervejas de trigo


A Baviera sempre foi a “casa” das cervejas de trigo. Detém 90% do mercado mundial deste estilo e produz em torno de 1.000 tipos de cervejas de trigo. Nesse mercado, a Erdinger tece sua grande influência: disseminou o conhecimento e consumo deste estilo não apenas para outras regiões da Alemanha, como no mundo a fora e ainda produz exclusivamente cervejas de trigo, que por sua refrescância e corpo, conquistam a cada dia mais e mais apreciadores.


(1): A Erdinger Tradicional (disponível nas versões Clara, Dunkel, Pikantus, Sport, Oktoberfest ou Schneeweisse) é a única linha de cerveja de trigo disponível atualmente no mercado brasileiro que utiliza duas fermentações distintas, sendo a primeira fermentação alta (nos tanques) e a segunda, baixa (refermentação na garrafa). Este processo confere à marca Erdinger um paladar único, extremamente equilibrado e excelente “drinkability”.

(2): Drinkability = capacidade de beber em grandes quantidades. Ou seja, uma cerveja de fácil consumo e que não satura o paladar.
.
.
EM TEMPO: Conforme o comentário do Pedro Braga, o endereço do sítio da Erdinger Urweisse é http://www.erdinger-urweisse.de/, e ela já havia sido lançada na Alemanha, até onde se sabe, no ano passado.
.
.

3 comentários:

Pedro Braga disse...

Patrick sei que pelo menos desde o ano passado ela existe na Alemanha, pois um amigo trouxe a bolacha dela para mim. O site é este http://www.erdinger-weisse.de/
Abraço

Patrick Stephanou disse...

Grande, Pedro!
Obrigado pela informação. Só esqueceste do prefixo "ur" no endereço. Fiquei curioso em saber o que significa em Alemão.
Segue a atualização!
http://www.erdinger-urweisse.de/

Camila Azevedo disse...

Olá,
Sou jornalista da Bier & Wein, a importadora exclusiva de Erdinger ao Brasil.
"Ur", em alemão, significa antigo, velho.
Assim, uma típica cerveja de trigo (Weissbier), com receita original da fundação da cervejaria.
Abs!

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...