quarta-feira, 9 de março de 2011

CERVEJA DEVASSADA: ABRE A PORTA MARIQUINHA


Se não bastasse a pífia publicidade “padrão Skol” - aquela em que não se faz apelo à qualidade (ou à falta de...) da cerveja e ambienta seu consumo em situações ridiculamente surreais -, novas estratégias de propaganda reciclam-se comumente no mercado. Curiosamente ao oposto do padrão Eisenbahn, onde o mote é instruir o consumo de estupendas cervejas, a Devassa – também integrante à carta de cervejas do Grupo Schincariol – aposta numa publicidade dúbia. Em seus primeiros anos de vida, no Rio, antes de ser comprada pelo grupo, em meio a paqueras nos famosos bares Devassa, consumir uma Loura; Ruiva; Negra; ou Sarará (depois a Índia) compunha uma atmosfera divertida. Porém, depois de uma publicidade picante, na mesma linha, com a associação de imagem da ex-garota-propaganda (não confundir com garota de programa) Paris Hilton, parece que a estratégia da nova campanha publicitária perdeu o sentido. A nova promotora pública de vendas, agora, é a cantora Sandy e Júnior, ou melhor, apenas Sandy Lima. Reconhecida por uma associação de imagem exatamente inversa à garota-propaganda anterior. Inclusive na cor do seu cabelo, que acabou sendo clareado...

Se para alguns a publicidade de colocar a Paris Hilton “de quatro” na Sapucaí possa ter sido abusiva, para nós foi importante quando divulgou em larga escala a marca duma cerveja artesanal. Contudo, agora, sentimos um imenso constrangimento alheio em assistir a pretensiosa cantora Sandy dançando “Conga Conga Conga” da Gretchen. Mesmo que essa seja a campanha apenas da Devassa Bem Loura (a versão “bem fraca” de Devassa), como afirmamos antes, os outros estilos acabam sendo diretamente associados, seja no sucesso ou no fracasso da campanha. Afirmar que essas cervejas se enquadrem no padrão Bohemia de cervejas especiais de entrada, para consumidores que estejam afinando seu paladar, pode ser correto, mas associar boas cervejas com falta de coerência é um tremendo contra-senso. Se a própria nominação da marca, como de seus estilos, instigava, ainda mais, o consumo de suas boas cervejas em função de uma intrínseca sensualidade, como aferir isso à mulher que ficou conhecida por cantar “Abre a Porta Mariquinha”?







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