quinta-feira, 15 de março de 2012

MAEWYN SUCCAT

Além do aniversário do TELECERVEJA, 17 de Março é uma data cervejeira famosa. Saibas um pouco mais sobre essa festa!

 

Origem

*Nasceu em Banwen – País de Gales em 385 com o nome de Maewyn Succat.
Fiilho de um rico coletor de impostos. era chamado de Patrício porque o nome também significa bem-nascido.
+Morreu na Irlanda em 17/03/461 (75 ou 76 anos) de causas naturais.

Trajetória

Aos 16 anos foi seqüestrado por piratas e vendido como escravo na Irlanda.
Só, então, com 22 anos conseguiu fugir e voltar para sua família.
Quando trabalhava de pastor de ovelhas tornou-se um cristão devoto, o que fez Maewyn querer cuidar de outro rebanho... Decidiu se dedicar à vida religiosa. Foi estudar na França para depois voltar à Irlanda para converter aqueles que o mantiveram em cárcere, fundando centenas de igrejas.

TREVO (SHAMROCK)
Ficou famoso por explicar a santíssima trindade com um trevo, e por
difundir a confição particular – antes coletiva.

Cobras

A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento de cobras, tidas como representações do mal, na Irlanda, embora cientificamente devem ter desaparecido na era glacial.

Símbolos

Trevo, harpa, cruz, pia batismal, serpente.

Festa

Em todas as comunidades do mundo de origem Irlandesa ou Britânica, religiosas ou não, o co-padroeiro é memorado no dia de seu falecimento que consta no calendário católico romano. O prato do dia é couve com beicom, todavia a famosa cerveja Stout do livro dos recordes, a Guinness (com o brasão da harpa), incentivada pelo governo, iniciou nos anos 90 uma massiva promoção alusiva nos pubs. Até hoje, o sucesso cervejeiro fez aumentar a festividade, expandindo-a para o segmento como um todo. Inclusive, não tão tradicionais se vestem de verde e bebem chope verde.


Procures saber onde é a festa mais perto de ti!
Em Buenos Aires é imperdível conhecer o Kilkenny. Já começa pelo nome, desse pub, que significa “espuma de cerveja à base de nitrogênio”...
Numa matéria do parceiro Raphael Rodrigues, do All Beers, a lista dos bares de algumas capitais está bem completa... Aprecies!


PS.: Nessa Sexta-feira, 16 de Março, véspera da festa, estaremos falando dessa matéria na rádio Ipanema, às 8h, no programa, Coffe Shop, do Alemão Vitor Hugo.

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...