quarta-feira, 2 de maio de 2012

ENCONTRO DE AMIGOS






Começamos cedo a colecionar cervejas. Era final de 1989 quando levamos nossas três latas de cerveja trazidas da Europa pelo pai ao primeiro encontro de colecionadores de cerveja de Porto Alegre. Num mundo, então, não globalizado assistíamos filmes onde motociclistas estadunidenses amassavam latas de cervejas com a mão com grande facilidade e nós tentávamos imitá-los com as nossas Brahma e Malt 90 feitas em folha de flandres... Foram essas latas européias Löwenbräu; Spaten; e Heineken, de alumínio, da década de 70, que expuseram nosso atraso.

Num mercado cervejeiro interno precário, cada souvenir nacional ou estrangeiro era caçado e comemorado com grande exibicionismo: as prateleiras! E, essas iam cobrindo o quarto como papeis de parede.

Anos depois, sem o auxílio da grande rede, a descoberta de novos colecionadores era outra vitória, pois haveríamos de trocar mais informações, assim como nossos itens brewerianos. Até que em 1994, com um belo time, fundamos o TCHERVEJA. E, nesse clube descobrimos que a maior coleção que formamos é a de amigos. Amigos de várias partes do Brasil e do mundo.

O colecionismo da embalagem de cerveja sempre andou junto ao apreço pelo líquido, e à descoberta de novos sabores. Por exemplo, foi a Kaiser Weiss, produzida no país, que nos fez pesquisar o estilo.  Poucos sabem que essa cerveja existiu... Nossa coleção registra e pode ilustrar essa história. E, assim, no novo milênio, fomos descobrindo o mundo novo das cervejas do antigo continente.

Para ilustrar a promoção do 12º Encontro de Colecionáveis Cervejeiros, expomos três porta-copos autografados que, para nós, registram a união das paixões pela embalagem e pelo líquido. Participes desse universo! Próximo Sábado, no Mercado Público Municipal de Porto Alegre.


Carlos Bolzan, cervejaria Dado Bier




João Carlos Kerber, cervejaria Whitehead




Leonardo Botto, Botto Bier



Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...