quarta-feira, 27 de março de 2013

DOIS SEGUNDOS




O TELECERVEJA, na figura desse blogueiro que vos escreve, foi convidado para degustar novos rótulos importados em duas ocasiões no Bier Markt Vom Fass. Na Terça-feira, dia 12, foi a vez da Buena Beer expor a linha Viven e Green Flash; no dia seguinte, a Interfood apresentou produtos Duvel. Discorreremos, a seguir, algumas impressões da experiência da degustação do primeiro dia na ordem do serviço:




CERVEJAS VIVEN (Bélgica)

Viven Blond
Para começo de festa, chamou-nos a atenção a qualidade do produto que não apresentou sinais de oxidação comuns em cervejas importadas “além mar”.
Mesmo sendo cerveja de frente na Bélgica, despertou aromas fortes e uma complexidade, com uma curva de sabor que predomina o adocicado. 6,1% APV.

Viven Bruin
Aroma de abacaxi e marzipan encobrem o aroma do lúpulo. Com os mesmos 6,1% APV da Blond, porém salientes.

Viven Ale
Uma Ale Belga. Cerveja suave e seca. 5% APV.

Viven Imperial IPA
Embora o aroma tenha nos lembrado do lúpulo Centenium – usado na porto-alegrense Seasons Green Cow -, é informado o uso de Tomahamk e Simcoe. Aparência turva. Característica do estilo: sabor doce com final amargo.

Viven Porter
O uso de malte defumado qualifica aroma e sabor mais marcantes. Os 7% APV participar de forma oculta...





 
CERVEJAS GREEN FLASH (Estados Unidos)

Green Flash Saison Diego
Sua aparência aponta a semi-filtração. O uso de gengibre denota uma complexidade de aromas e sabores. Apenas 4,5% APV.

Green Flash Friendship Brew
Parecida com o estilo da Saison Diego. Aqui faz-se uso de sálvia. Coloração escura e aroma de erva-doce. 5,7% APV.

Green Flash Trippel
9,7% APV (Percebas que nossa memória não registrou muitas percepções nessa degustação a essa altura!). Lembra a clássica Tripel Karmeliet. Certamente foi referência.

Green Flash Le Freak
O presente co-cervejeiro Chris Weber explicou na ocasião que essa cerveja une dois estilos: uma Belgian Triple (como a Green Flash Tripel) com uma Imperial IPA. O resultado com 9,2% APV é elogiável! O aroma predominante é da Tripel, mas com o amargor da IPA.

Green Flash Grand Cru
Para finalizar a noite... 9,1% APV! Uma Belgian Strong escura. Cerveja pesada, porém sem perceber o álcool. Belo exemplar do estilo, oferecendo aroma e sabor harmoniozamente.

Ambas cervejarias Viven e Green Flash, apresentadas nessa degustação, ofereceram uma linha de produtos de grande qualidade. Nosso encantamento ficou  com a californiana Green Flash, pela criatividade e excelência das receitas de seu mestre cervejeiro Chuck Silva.

Leonardo Sewald (Seasons), Patrick Stephanou (TELECERVEJA), e Chris Weber (Green Flash)


No dia seguinte, ainda sabendo que à noite participaríamos da seguinte degustação, fomos convidados a acompanhar a elaboração duma cerveja colaborativa Seasons Green Flash. Iniciando a tarde, na cervejaria Seasons, nos integramos a amigos cervejeiros que trocavam experiências com o anfitrião Leonardo Sewald e com o visitante Chris Weber, ansiando o flagrante churrasco de costela conduzido pelo Pedro Braga do Bier Markt. Vida nada fácil...

P.S.: O título “Dois Segundos” foi inspirado pelo tempo aproximado de percepção do “brilho verde” (green flash) solar.



Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...