quarta-feira, 23 de abril de 2014

VEJA OS MELHORES DE PORTO ALEGRE




Final de semana passado - de feriadão - saiu a edição da Veja Comer & Beber 2014/2015 Porto Alegre. Anuário da revista Veja que lista, descreve, e avalia os principais restaurantes; bares; e "comidinhas" nos principais centros urbanos ou cidades brasileiras. Publicação de grande valia pois tem editorial de guia - e, para o apreciador de estupendas cervejas, é o norte da caça do bar ou harmonização perfeitos.

Pelo quinto ano consecutivo, eu, Patrick Stephanou, na figura desse arquiteto e urbanista/cervejeiro e gastrônomo que vos escreve sobre a cultura cervejeira aqui no TELECERVEJA, fui convidado a participar do juri, da revista, que elege o melhor bar da cidade em distintas categorias. Aqui, tu conferes o nosso voto comentado - que não aparece na revista -, listando os ganhadores daquelas famosas plaquinhas afixadas nas paredes dos melhores lugares para harmonizar; beber; e brindar. Os melhores são:



Veja Comer & Beber 2014/2015 Porto Alegre - Bares



BOTECO - APOLINÁRIO
(voto TELECERVEJA)


Nossa sede cervejeira no bairro boêmio de Porto Alegre, Cidade Baixa. Ambiente alegre, frequentado por cervejeiros caseiros, receita da fartura de boa cerveja e baixa gastronomia (acepipes de bar) para zitoharmonização. O carinhoso termo boteco, assim como baixa gastronomia, pode soar pejorativo para alguns, todavia é um linguajar que indica uma atmosfera amistosa sem sisudez. Portanto, são poucos os bares que podem concorrer com o Apolinário...




CAIPIRINHA - DIRTY OLD MAN

Outro bar da Cidade Baixa. Mais intimista, em que o nome pode confundir como lugar "pé-sujo". Nada disso. Ares de Pub (Public bar), boa cerveja e boas bebidas. Realmente, a caipira é boa. Minha aposta foi no Malvadeza pois a cachaça é singular, todavia para quem não costuma aperitivar, a eleição também vale pela cerveja!












CARTA DE CERVEJAS - BIER MARKT|VOM FASS
(voto TELECERVEJA)

Não há discussão. E, há quem diga que toda a unanimidade é burra! Bier Markt (bairro Rio Branco) ou B. M. Vom Fass (bairro Moinhos de Vento): tudo é Bier Markt. Os três proprietários são amantes de boas cervejas e a carta é o resultado da incessante busca por clássicos e novidades. Só não concordo com as opções "para os fracos"... A melhor carta não é composta pela competição de quantidade, mas sim pela qualidade. Beba menos, beba melhor.








COZINHA - NOSSA SENHORA DO Ó
(voto TELECERVEJA)

Experiência do FrangÓ de Sampa, e que me lembra o Aconchego Carioca do Rio. Toda boa cerveja merece ser bem acompanhada. Tanto no petisco (vencedor Veja) quanto na refeição, sabor e qualidade. Bar que te pega pela barriga de qualquer jeito, seja pela comida ou pela cerveja...




HAPPY HOUR - BAR CHOPP TUIM

Tradicional bar da rua da Ladeira no Centro Histórico, que reúne os que sobem e descem. O bom é descer um chope na medida. Boa escolha, mas eu não saio d'A Toca!






MÚSICA AO VIVO - BAR DO NITO
(voto TELECERVEJA)


Seu Nerci, vulgo Nito, o "advogado do violão" e dono do bar da esquina da Lucas com a Felipe Neri. Mais uma figura folclórica de Porto Alegre. Tive o prazer de "atrapalhá-lo" ou acompanhá-lo numa canja de batucada, nas participações que os clientes fazem em suas serestas. É, de fato, música ao vivo e a cores!



PARA PAQUERAR - ODESSA DE ISSAC BABEL
(voto TELECERVEJA)



Bar que não tem cara de Pub, mas tem a filosofia de um, ou seja, reunir os amigos para beber e solucionar os problemas do mundo. Como Porto Alegre é o recanto das sereias, os olhares despretensiosos às vezes viram um tiroteio, "Aquele assim meio de lado, já saindo. Indo embora...". Agradável para brindar com os amigos, mas funciona também para "panela que precisa de tampa..."!




PETISCO - COXINHA DO NOSSA SENHORA DO Ó

O casamento da tradição do FrangÓ, da Freguesia do Ó, de São Paulo, com a "Senhora" (do proprietário) gerou uma nova tradição: "o Nossa". Mas "a porção de coxinha", petisco que memora o bar paulistano, não podia faltar. Gosto muito, mas só porque eu prezo novidades, tinha que buscar uma descoberta em Porto Alegre... Sendo assim, não confundindo categorias, para mim, o 'Pintxo de Chouriço' é o petisco da vez.











BAR REVELAÇÃO - SOLAR CORUJA
(voto TELECERVEJA)


Voto que só se concorre uma vez. Nobres colegas Arquitetos, Rafael e Micael, mais uma vez visionando. Sempre apostam na cerveja Coruja aliada à cultura. O espaço cultural, pertinho do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) é mais um palco para eventos culturais. Dessa vez, em especial, eu aposto que o lado urbanista os fez apostar no renascimento do Centro Histórico da cidade... Vale a pena curtir o Centro da cidade. Vale a pena da Coruja!




Essas foram as nossas impressões. Elejas os teus prazeres e aproveites os melhores lugares de Porto Alegre, ou da tua cidade. Comer e beber é tarefa fácil!


Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...