quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

LATINHAS DO BOB 2014

Replico aqui a minha participação na tradicional enquete "Os melhores" do Bob, vulgo Roberto Fonseca, jornalista político-cervejeiro da coluna paulistana Cerveja na Mesa. Trata-se da eleição dos expoentes resultados em diversos nichos do mercado da cerveja, votados pelas figuras mais atuantes nesse segmento. "Os Melhores de cada ano" - aqui, logicamente, os melhores de 2014 - já é uma clássica análise anual de retorno (feedback) sobre esse universo lupulado. Aprecie com moderação!





Patrick Stephanou


Fotografia original com o Bob - Brasil Brau 2013
PatrickStephanou
NOME: Patrick Stephanou
IDADE: 38
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: Porto Alegre (RS)
FORMAÇÃO: Arquiteto e Urbanista
ATUAÇÃO NA CERVEJA: Blogueiro/Cervejeiro Artesanal/Designer
BLOG/SITE: http://www.telecerveja.blogspot.com
TWITTER: http://twitter.com/telecerveja
FACEBOOK: http://facebook.com/ telecerveja.blogspot.com
INSTAGRAM: não possui.
***
1) Melhor Ale produzida no BrasilNão votou.
1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Seasons (a qual chamo de Sazão) Green Cow ainda é a minha IPA queridinha, mas – muito embora talvez seja uma experiência que nem sazonal seja – a Tupiniquim Lost in Translation IPA Brett leva meu voto para 2014. Cria do “gipsy viking” Jeppe Jarnit-Bjergsø (mestre dos magos) que trouxe a novidade da levedura Brettanomyces. Na linha de cervejas colaborativas, essa que entre várias figuras, tanto eu como o Fabricio Santos pudemos literalmente por a mão!
1b) Melhor Weissbier produzida no BrasilAinda saudoso da desaparecida Abadessa Hildegard Von Bingen (que trato com carinho por “Hildy”), a “trigueira” do ano de minha preferência foi a Sankt Gallen Weiβ da garrafa rolhada. Boa de beber e presentear. Alguma coisa boa tinha que sair de Teresópolis nesse ano de Copa…
2) Melhor Lager produzida no BrasilEntre essa profusão de estilos da cerveja moderna, vamos voltar à linha de partida. Vamos cotar a Pilsen? Sim. Wäls Bohemia Pilsen, a “come quieto” dos mineirinhos…
3) Melhor Ale estrangeira à venda no BrasilWestvleteren XII. Cerveja belga já é prenúncio de uma boa experiência, mas se você quiser pagar pra ver é mais cara que Deus… “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.
4) Melhor Lager estrangeira à venda no BrasilTenho bebido muito a Brooklyn Lager, mas quem leva os louros é a Primátor Polotmavý.
5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?IPA. Todavia eu sempre procuro a India Pale Ale sem lupulagem excessiva…
6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?Eisenbahn. Mesmo com tanta opção nas gôndolas, ainda acho a melhor linha de entrada com variados estilos bem elaborados a preços módicos. Sou fã desde o início!
7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no BrasilA tcheca Pilsner Urquell. A mãe de todas as Pilsens, de forma pura e viva.
8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacionalJá estive em vários bares Brasil a fora, e cada um com seu charme. Do Empório Alto dos Pinheiros a Bar do Botto, são tantas ótimas opções. Todavia, por mais que existam experiências marcantes, como o Bierkeller (só para constar, o Armazém Bierkeller é hors concours), acabo valorizando a boa casa que mais frequento. O verdadeiro significado de Pub, o balcão público onde você bebe com as pessoas no final do seu dia de trabalho. Pra mim, aqui no sul é o Bier Markt Vom Fass. O Vom Fass, bem me faz!
8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?Botto Bar, chope tirado pela mão do Leonardo! A alegria do proprietário que exala suor de lúpulo é transferida para a bebida. O nobre amigo é sumidade cervejeira, então quem melhor para capitanear esse barco?
9) Melhor cerveja caseiraPirapó, Porto Alegre. Mais uma cerveja artesanal que estou vendo nascer pelas mãos de amigos. Fruto de várias “panelas-horas” em que acompanhei e participei; e por isso não há como outra cerveja caseira ser melhor do que a que você fermenta… Auto voto justificado!
10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao BrasilDifícil essa hein, presidente! Acho que essa resposta é digna de viajantes cervejeiros. Sinceramente não tive muita oportunidade cervejeira no exterior, então usufruo da experiência trazida na mala de amigos e que, raramente, ainda não tenha importação… Votaria na Stone Arrogant Bastard Ale, mas acho que achei por aqui. Então, vou de Samuel Adams Utopias, pois acho que essa eu não vi…
11) Melhor blog ou site cervejeiroBrejas. Vamos ser honestos. Bem verdade de que nem sempre traz as melhores matérias, mas qual é a referência de cerveja na grande rede? Um sítio completo. O melhor portal de cerveja há anos… Brejas é o Terra da cerveja. Só falta a coluna social com fotos de “Gente” bonita bebendo cerveja. Está lançada a idéia, Beltra (Mauricio Beltramelli): Coluna “Caras e Brejas”…
12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseiraEsse é um voto que eu posso dar tecnicamente, pois também produzo rótulos e marcas. E, convenhamos: cervejeiro que usa opções como o Beerlabelizer para desenvolver rótulos, trata sua cerveja como “mainstream”. Mas vamos lá… Destaco o Morada Double Vienna como um clássico do design cervejeiro nacional, entre outros trabalhos, como a linha da Colorado criada pelo mestre Randy Moscher; a Coruja do contemporâneo colega Guilherme Werle; a xilogravura da Olga Caon para a Anner Maria Degolada; a Júpiter APA, entre tanta criação boa que tem por aí! Pensei em me ater aos trabalhos nacionais para valorizar o “PIB” (produto interno bruto), todavia posso citar a Weihenstephaner/Samuel Adams Infinium, de que gosto muito. Acho também que produções artesanais, por não serem do alcance de todos e por não assumirem o investimento com alta escala de repetição de produção, devem estar fora do páreo na qualidade de experimentação. Para o meu voto de 2014, peço licença ao “presidente” Bob para votar no trabalho do Beertone. Embora não seja um rótulo, gostaria de mencionar a importância dos trabalhos capitaneados pelo Alexander Michelbach – curiosamente, um brasileiro que mora na Suíça. Viva!
13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?Kibeer com quibe (minha invenção de cerveja de triguilho). Se alguém quiser uma sugestão para acompanhar cardápio árabe, na falta da Kibeer vá de 961.
14) Melhor evento cervejeiro nacionalPara mim, o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), é o pai de todos os eventos cervejeiros do País. Pela organização e seriedade leva o meu voto.
15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?Acho que o que mais bradou pelo Brasil foram as cervejas colaborativas. Forma prazerosa de aprender técnicas cervejeiras e fazer novos amigos. Eu sou cervejeiro colaborador!
16) Melhor fato cervejeiroMercado nacional da boa cerveja cada vez maior e mais difundido.  Já na minha jurisdição, o bairro Anchieta em Porto Alegre, figurado como polo cervejeiro da capital, com novas cervejarias a cada ano, é algo lindo de ver e viver. Dá pra fazer o “bier tour” a pé!
17) Pior fato cervejeiroAlta burocracia e tributação para abrir uma micro e picaretas de equipamentos cervejeiros.
18) Previsão cervejeira para 2015Mercado cervejeiro chegando à estagnação. E isso não deve ser entendido como problema. Acho que o percentual de consumo per capita chegará ao limite. Faltará produção de urina para tanta cerveja!
19) Para você, o que é cerveja artesanal?Pura e local. Simples assim.
20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?Não seria justo pessoalizar essa resposta. Acho que cada amante da boa cerveja teve seu papel importante nesse e em demais anos que se passaram. Cada um de nós é merecedor de mérito. Somos todos feitos de cerveja!
21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?No campo mercadológico, vejo com bons olhos a cerveja Coruja aliando cultura ao negócio. No quesito experiência própria, vejo grandes avanços alcançados na experimentação exaustiva e destemida na elaboração de cervejas.
22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?Sim. Vários casos de amigos que largaram sua profissão ou atividade anterior para se dedicar ao prazer de ganhar a vida com cerveja. Quem já não pensou em mudar de vida, vivendo dos proventos da cerveja? Bob, te atira. Larga tudo e abre um bar temático ao colecionismo cervejeiros com cervejas de todos os países. O Bob Bar!

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...