domingo, 12 de abril de 2015

FESTIVAL BRASILEIRO DA MEDALHA




O Festival Brasileiro da Cerveja – em Blumenau -, considerado o melhor evento do setor pelas personalidades cervejeiras do país, já tem data para 2016: de 09 a 12 de Março. Vale a pena ir? Um mês depois do evento, o TELECERVEJA expõe as impressões do evento. Confira!

Foto: G1
Pouco antes do festival, o júri técnico invade a cidade para escolher as melhores cervejas brasileiras do ano. Nesse período, a feira é elitezada. A confraternização é entre as figuras do próprio meio cervejeiro. Não se vê beberagem... Aprende-se muito! Todavia o concurso tem um gigantesco erro a ser corrigido... A premiação é expansiva demais! De 414 cervejas (76 estilos e 81 cervejarias), 187 foram premiadas, ou seja, quase a metade (45%) pode propagandear medalhas... Isso diminui o valor da competição. Na verdade, mais sugere uma espécie de incentivo ao setor do que distinção à qualidade. Isso não tira o mérito de algumas cervejas reconhecidamente eleitas pelos consumidores, mas toda essa bajulação diminui o esforço árduo de alguns trabalhos realmente admiráveis em relação a esse mar de medalhas. Era medalha para todo o lado. Cheguei a pensar que estava no “Festival Brasileiro da Medalha”!


Baita foto da Caroline Bender - com a Júlia e Leonardo Sewald. Melhor cerveja (Basilicow) e 2ª melhor cervejaria do ano!







Por outro lado, é muito satisfatório estar numa cidade aprazível, e que sedia um evento tão bem organizado. Blumenau, a Munique brasileira é valorosa e sabe bem receber. Recuperou-se, há poucos anos, de uma enchente que assolou a cidade - "colocou o enxaimel em prova de resistência" – que chegou até os pavilhões da Oktoberfest (a maior sucursal americana) onde acontece também o Festival. Que de fato é a nossa Märzenfest (a festa de Março alemã que preparava a cerveja para a festa de Outubro...). Porém, toda essa organização tem um preço alto. Paga-se um ingresso para a entrada, e dentro da feira, novamente cambiamos reais pela moeda do festival, para comprar cerveja nos estandes. Duas vezes se coloca a mão na carteira, mas o preço da objetiva experiência é muito caro. Em média, o litro de cerveja no festival custa R$ 40,00. É mais caro beber dentro do festival a mesma cerveja que se encontra nos bares na Vila Germânica dentro do parque, mas fora da feira... Ora, estamos lá para experimentar cervejas de todo o país diretamente de seus produtores. Queremos prestigiá-las! E, a dica é óbvia: parafraseando o movimento da boa cerveja “beba menos, beba melhor”, dentre as opções de serviço de 100, 200, e 300 mililitros; vá de 100 ml! A melhor forma de poder provar mais cervejas sem perder o senso. E, assim, também deve-se aproveitar para tentar provar tudo o que for cerveja desconhecida pra ti! Lembrando que tem água à disposição e uma boa oferta de petiscos para alimentação da bateria.



Fui à SC conhecer uma cerveja do meu RS! Brewdog"hardcore IPA" gaúcha. Embalagem matadora... www.cervejaimigracao.com.br
Colegas da Arquitetura Corujando a cerveja! (Micael e Rafael - os mais altos! - cerveja Coruja)



Aproveites também, para conhecer a cidade, pontos turísticos alusivos à cerveja, e às cervejarias locais e da região. Vale a pena ir ao Festival! 

visita à cervejaria Bierland

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...