Certo dia, caminhando pela cidade,
nos deparamos com um adesivo de uma vaca verde colado na traseira de um carro (a
identificar um VW Polo preto...). Isso desencadeou a constatação de que essas
identidades corporativas funcionam ainda mais quando personificadas na insígnia
de mascotes, como bichos!
Pesquisamos várias marcas
nacionais de cerveja e percebemos que muitas fazem uso de figuras de animais na
composição de sua identidade. Para tentar entender essa moda (moda matemática,
que quer dizer: “maior repetição”) citamos, de amostra, alguns dos mais
expoentes exemplares:
AMAZON BEER - Macaco
A “Cerveja da Amazônia” só
poderia assumir uma identidade que lembrasse a selva. Brasão verde que remete à
vasta vegetação onde as letras (o ‘lettering’) compõem a copa de uma árvore que
carrega um representativo “macaquito”, onde a vogal ‘o’ é desenhada por seu
rabo.
BODEBROWN – Bode
Buscando referenciar e
reverenciar as raízes de sua família pernambucana, o mestre Samuel Cavalcanti
ligou para sua avó que lhe disse que ele só estava em Curitiba porque seus
bisavós criavam bode. E, ligando ao fato de que ao desligar o telefone, no
rádio tocava “I Feel Good” do James Brown, nasceu “Bodebrown”!
COLORADO - Urso
Embora a Colorado traga receitas
abrasileiradas de cerveja, com macaxeira, café, rapadura, e castanha do Pará, o
urso americano acaba por indicar uma referência estrangeira. Será o nome
Colorado, possivelmente a origem do urso, por ser um estado estadunidense com
efervescência cervejeira? Só sabemos que o talentoso ‘designer’ Randy Mosher,
dos Estados Unidos, foi o criador dos rótulos.
CORUJA - Coruja
Na fase de criação da marca, os
proprietários, Micael e Rafael, queriam um nome com sonoridade semelhante à de
cerveja, e uma relação com a vida inteligente noturna. Coruja assimilou
perfeitamente esses dogmas. Parte do “briefing” repassado ao colega Guilherme
Werle – “desenhador” da marca – era a de criar uma coruja instigante. Emblemática,
“cara de má” - como a máscara de Jason, do Sexta-feira 13 -, com ares de
‘poker face’, ou seja, expressão de blefe ou rosto de Monalisa. Na composição,
o ramo de cevada traz a referência de uma espinha de peixe. Realmente, essa
coruja é de virar a cabeça (até 270°!).
FALKE BIER – Falcão
Essa é fácil! A cerveja da
família Falcone só podia ser representada por um Falcão! Falke Bier, significa
em alemão, a cerveja dos Falcões.
SEASONS – Vaca
Cervejas e rótulos divertidos. A
co-proprietária Caroline Bender, esposa do mestre Sewald adora vaquinhas. Nada
mais oportuno unir o gosto pelo mamífero à criação de uma bela identidade. A
tradicional vaca, por vezes verde, transita nas artes dos temáticos rótulos
assumindo diversos estilos. Onde estará a vaca amarela?
TUPINIQUIM – Arara
Representação das terras
Tupiniquins pela fauna? Precisamente pelas aves. Poderia ser um tucano ou um
papagaio contudo, assim como o Blu, do desenho 'Rio’, a arara azul foi a
representante. Tudo azul! Azul como o céu e o seu reflexo nas águas (ou da cor do
principal e maior time da cidade natal da cervejaria!).
Entendemos que uma boa marca é
imprescindível para a lembrança de um produto. No mercado das boas cervejas,
boas produções em comunicação se denotam, até pela pequena escala de repetição
e alcance por mídias das mais variadas - e, por vezes, bem mais baratas do que
um reclame televisivo.
Eis aqui outras referências:
BA- Brutos Beer;
MG- (3 Lobos da Backer); Montana;
RS- Samstag; Wolftal;
SC- Bierbaum; Buffalo Beer; Krabbe Bräu; Wolf Beer;
SP- Kampf;
Nenhum comentário:
Postar um comentário