quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CERVEJA DA BICHARADA


Certo dia, caminhando pela cidade, nos deparamos com um adesivo de uma vaca verde colado na traseira de um carro (a identificar um VW Polo preto...). Isso desencadeou a constatação de que essas identidades corporativas funcionam ainda mais quando personificadas na insígnia de mascotes, como bichos!


Pesquisamos várias marcas nacionais de cerveja e percebemos que muitas fazem uso de figuras de animais na composição de sua identidade. Para tentar entender essa moda (moda matemática, que quer dizer: “maior repetição”) citamos, de amostra, alguns dos mais expoentes exemplares:



AMAZON BEER - Macaco
A “Cerveja da Amazônia” só poderia assumir uma identidade que lembrasse a selva. Brasão verde que remete à vasta vegetação onde as letras (o ‘lettering’) compõem a copa de uma árvore que carrega um representativo “macaquito”, onde a vogal ‘o’ é desenhada por seu rabo.




BODEBROWN – Bode
Buscando referenciar e reverenciar as raízes de sua família pernambucana, o mestre Samuel Cavalcanti ligou para sua avó que lhe disse que ele só estava em Curitiba porque seus bisavós criavam bode. E, ligando ao fato de que ao desligar o telefone, no rádio tocava “I Feel Good” do James Brown, nasceu “Bodebrown”!



COLORADO - Urso
Embora a Colorado traga receitas abrasileiradas de cerveja, com macaxeira, café, rapadura, e castanha do Pará, o urso americano acaba por indicar uma referência estrangeira. Será o nome Colorado, possivelmente a origem do urso, por ser um estado estadunidense com efervescência cervejeira? Só sabemos que o talentoso ‘designer’ Randy Mosher, dos Estados Unidos, foi o criador dos rótulos.



CORUJA - Coruja
Na fase de criação da marca, os proprietários, Micael e Rafael, queriam um nome com sonoridade semelhante à de cerveja, e uma relação com a vida inteligente noturna. Coruja assimilou perfeitamente esses dogmas. Parte do “briefing” repassado ao colega Guilherme Werle – “desenhador” da marca – era a de criar uma coruja instigante. Emblemática, “cara de má” - como a máscara de Jason, do Sexta-feira 13 -, com ares de ‘poker face’, ou seja, expressão de blefe ou rosto de Monalisa. Na composição, o ramo de cevada traz a referência de uma espinha de peixe. Realmente, essa coruja é de virar a cabeça (até 270°!).



FALKE BIER – Falcão
Essa é fácil! A cerveja da família Falcone só podia ser representada por um Falcão! Falke Bier, significa em alemão, a cerveja dos Falcões.






SEASONS – Vaca
Cervejas e rótulos divertidos. A co-proprietária Caroline Bender, esposa do mestre Sewald adora vaquinhas. Nada mais oportuno unir o gosto pelo mamífero à criação de uma bela identidade. A tradicional vaca, por vezes verde, transita nas artes dos temáticos rótulos assumindo diversos estilos. Onde estará a vaca amarela?




TUPINIQUIM – Arara
Representação das terras Tupiniquins pela fauna? Precisamente pelas aves. Poderia ser um tucano ou um papagaio contudo, assim como o Blu, do desenho 'Rio’, a arara azul foi a representante. Tudo azul! Azul como o céu e o seu reflexo nas águas (ou da cor do principal e maior time da cidade natal da cervejaria!).



Entendemos que uma boa marca é imprescindível para a lembrança de um produto. No mercado das boas cervejas, boas produções em comunicação se denotam, até pela pequena escala de repetição e alcance por mídias das mais variadas - e, por vezes, bem mais baratas do que um reclame televisivo.


Eis aqui outras referências:
BA- Brutos Beer;
MG- (3 Lobos da Backer); Montana;
RS- Samstag; Wolftal;
SC- Bierbaum; Buffalo Beer; Krabbe Bräu; Wolf Beer;
SP- Kampf; Lund.


Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...