quarta-feira, 21 de maio de 2008

BERBECK (Como nasce uma cerveja artesanal?)

Na véspera do recente Dia das Mães, tive a oportunidade de degustar uma nova cerveja artesanal porto-alegrense – a BerBeck. Fui presenteado com uma garrafa de 355 ml, em meio à atividade beneficente do mês de Maio, que o União Cooks, confraria gastronômica do Grêmio Náutico União [http://www.uniaocooks.com.br/acoes_det.php?cd_encontro=74], presta à SPAAN (Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados). Um mimo do estimado Odilon Carpes Moraes, um dos meus dois padrinhos “das panelas”. O Odilon que é um grande apreciador de cerveja, e meu comparsa na valorização dessa dentro da confraria, sabiamente e com grande diligência, me entregou a garrafa, naturalmente resfriada, com um copo! Entre o final da cocção e o serviço dos pratos apresentados aos jovens idosos da instituição assistida, pude aprecia-la. No momento, fiquei curioso questionando quem seria o cervejeiro ou a cervejeira, pois certamente eu já teria tido algum contato nesse ramo precursor. Entre goles e perguntas, fiquei de receber um retorno do proprietário, por intermédio do Odilon. A primeira mensagem encaminhada a mim, se perdeu na rede, e assim, fui identificado pelo proprietário Marcus Becker Rostirolla no Extra-Malte passado. Para findar a minha angústia, foi esclarecido que o Marcus faz parte da ACERVA gaúcha [www.acervagaucha.com.br], a qual pude participar da primeira reunião de fundação, e faz parte de uma mesma lista de cervejeiros, a [cervejaartesanalpoa@yahoogrupos.com.br].
.

BerBeck
A história da BerBeck serve de exemplo a muitos apreciadores. Como bom bebedor, o Marcus achou interessante a idéia de produzir a própria cerveja. Pesquisou sobre o assunto, inclusive na nossa lista, e produziu seus primeiros oito litros. Começou a freqüentar o Extra-Malte, e dado ao interesse de um amigo, produziu dez litros a mais que na primeira panelada. Outros amigos – certamente como o Odilon – foram provando e aprovando, e com interesse de compra, esses dois parceiros resolveram produzir cerveja. Criaram a BerBeck que é a fusão, não de duas cervejarias, mas de seus sobrenomes: Bertuol e Becker. Tradicionalmente artesanal, a BerBeck é uma cerveja de alta fermentação, pura, ou seja, elaborada apenas com matérias primas originais, e naturalmente turva. Desenvolveu 4,5 APV (álcool por volume). Pode ser encomendada por telefone. Se gostares, e quiseres cada vez mais, talvez criará um bom problema para a, atual, pequena produção de cerca de 200 litros. Vale a pena experimentar!

Um comentário:

Coleção de Cervejas disse...

Sou colecionador de garrafas de cerveja. Você poderia, por gentileza, me passar o contato de quem produz a BerBeck?

Agradeço e aguardo

colecionador.thiago@gmail.com

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...