quarta-feira, 21 de maio de 2008

GRUPO DO PEGA LEVE COMPRA MAIS UMA: A CINTRA (Piada de português?)

A cervejaria Cintra [www.cervejariascintra.com.br], de origem portuguesa [www.cervejacintra.pt], instalada em Mogi Mirim, que entrou no mercado brasileiro em 1997, recusou, no início do ano passado, a venda para a Petrópolis carioca, e à conterrânea Sagres (Central de Cervejas S/A) portuguesa. Hoje, no Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural, através de comunicado, é anunciada a venda da marca, da fórmula, e da distribuição ao Grupo Schincariol. Em menos de um mês, o bicho-papão do mercado cervejeiro brasileiro, da cerveja Nova Schin, compra mais uma cervejaria. A anterior foi a catarinense Eisenbahn, maior cervejaria artesanal brasileira. Segundo José Augusto, do conselho de administração do Grupo Schincariol, estão sempre atentos a oportunidades do mercado. Eu arrisco em dizer que a Dado Bier deverá ser a próxima...

Um detalhe que não pode passar em branco, é que desde Novembro de 2007 a Cintra deixou de ser propriedade de José Souza Cintra, por ter sido vendida à Ambev - tudo, inclusive as fábricas. Todavia, atendendo à recomendação dos órgãos brasileiros de regulação do mercado, a Secretaria de Direito Econômico aconselhou a revenda da marca e da rede de distribuição para evitar problemas com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Idéia endossada pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda. Com isso, surgiu a oportunidade do Grupo Schincariol pular de 1,5% (da Nova Schin), para 6,5 pontos percentuais de participação no mercado carioca com a Cintra.


Se, em Portugal, uma das garotas-propaganda da Sagres, rival da Cintra de lá, é a cantora baiana Ivete Sangalo, torna-se, no mínimo, curiosa a trajetória da arretada moça que acabou fazendo propaganda de cerveja a dois grupos cervejeiros concorrentes, quando representando as marcas Sagres Chopp (Leve na Boa), e Nova Schin (Pega Leve) – agora, dona da Cintra brasileira. Terei que dar razão aos portugueses que acharem se tratar de piada de brasileiro!
.

Vídeos de comerciais televisivos de Ivete Sangalo à companhias cervejeiras:
http://www.youtube.com/watch?v=UGnVZyXLYRs
http://www.youtube.com/watch?v=ohsKGVVz_-o

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...