domingo, 17 de agosto de 2008

CERVEJA FUTEBOL CLUBE


Recebi um comentário por parte de um dos organizadores do Extra-Malte (bate-papo cervejeiro que acontece em Porto Alegre), que teve cervejeiro que justificou sua falta no evento dizendo que lia as nossas alusivas matérias no TELECERVEJA. Fiquei feliz pelo retorno, todavia perplexo ao relato. Está certo que esse diário trás a idéia da “cerveja à distância”, porém ainda não dispomos de tecnologia que possibilite a degustação das cervejas apresentadas, via computador! Agradecemos a esse anônimo leitor, que certamente se identificará nessas palavras. Continue lendo nossas matérias, mas não deixe de ir ao E-M!



Embora envolvido com a causa, é notório que o mercado cervejeiro está num ótimo momento. A cerveja é uma bebida conhecida por unir as pessoas, e não há como contestar. Assim como acontece na Sociedade Baden Baden, onde eu ainda não conheço – pessoalmente - os meus colegas cronistas, existe um clima acolhedor entre todos os amantes da cerveja. O mesmo espírito de união, que a paixão pelo mesmo time causa em seus torcedores, é proporcionado pela cerveja. Mesmo que, através das diversas mídias que temos nos dias de hoje, nós já conheçamos o trabalho de outros cervejeiros, é incrível – ou crível – que quando apresentados transferimos um sentimento de amizade antiga. E, por tudo isso, não existem fronteiras ou diferenças.

Regularmente troco mensagens com cervejeiros de diversas cidades do Brasil e do mundo. Os eventos que envolvem a cerveja estão sendo um reflexo disso. Seguindo o caminho natural da bebida, atualmente temos grandes encontros em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, entre outras cidades (para não pecar pela falta de alguma). Juntamente com o que acontece, principalmente, em vários outros países americanos e europeus, e Austrália. Dá para ter uma idéia, deste modo, do tamanho da torcida. É uma paixão mundialmente difundida. É muito difícil que torcedores cervejeiros não se encontrem pelo mundo, e não dividam a mesma alegria.

A primeira edição do segundo ano do projeto Extra-Malte, bate-papo cervejeiro realizado pela cerveja Coruja, que ocorreu no dia 11 de Agosto de 2008, mais uma vez trouxe à capital gaúcha, um apreciador cervejeiro de outra cidade. Dessa vez, assim como foi com representantes de Belo Horizonte, Blumenau, Alemanha, tivemos a honrosa presença do Cássio Piccolo de São Paulo. Com vários amigos, celebramos o encontro de torcedores da mesma paixão. Em função do amplo universo cervejeiro, eu já tinha lido e ouvido falar do Piccolo, que é co-proprietário do bar Frangó – entenda-se “frango da Freguesia do Ó”. Em duas oportunidades que estive em Sampa em evento cervejeiro, eu só não provei as famosas coxinhas de frango do referido estabelecimento, pois acabei me rendendo a degustar as, também, boas cartas de cerveja que estavam situadas mais próximas ao hotel em que estava. Uma pena! Todavia, o Frangó, que já ultrapassou a maioridade, ainda me proporcionará a experiência de sua hospitalidade cervejeira.

Na véspera desse Extra-Malte, tive o prazer de ser um dos convidados ao jantar oferecido pelo amigo Sady Homrich, mestre de cerimônia do evento, em homenagem ao Cássio Piccolo, onde pude, então, conhecê-lo. Recebidos calorosamente no Armazém Bierkeller pelo amável casal proprietário, Gert e Vitório Levandowski, formamos um pequeno, mas notável, grupo formado por amigos cervejeiros e nossas respectivas musas. Mesmo contando com torcedores de diversos times de futebol, lá todos torciam pela seleção da cerveja!


*Na imagem do telão, enviada pelo Marco Falcone, que já foi entrevistado no Extra-Malte, posaram com ele, seus irmãos sócios da Falke Bier, Sady Homrich, e o Cássio Piccolo – que, rendeu boas risadas, por ter repetido a mesma camisa nos dois eventos. Esse é dos cervejeiros que vestem a camisa!

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...