quarta-feira, 27 de agosto de 2008

SUPER OITO (Cabeça Branca!)

.
No
13º Extra-Malte, que proporciona um encontro mensal de amigos cervejeiros, ganhei do amigo J.C. Kerber – que não é Jesus Cristo, e sim, João Carlos - uma garrafa de Whitehead Super 8. Conheci esse exímio cervejeiro quando ele presidia a confraria Bierkeller da SOGIPA – que entendo ser a primeira e única confraria que faz cerveja dentro de um clube, onde disputei os dois concursos de cerveja de panela. Sendo co-proprietário da cervejaria Whitehead (“cabeça branca”) junto com dois outros cervejeiros, Alexandre Carminati e José Otávio Kerber, dá para se perguntar: “Será que o nome da cervejaria se deve ao colarinho branco da cerveja (espuma) ou aos fios brancos das cabeleiras grisalhas? Brincadeira à parte, duas das cinco cervejas produzidas pela Whitehead não têm a espuma branca. Uma delas é a Super 8!

Logo que soube que a Super 8 é do tipo tipo Barley Wine (vinho de cevada), criei expectativas positivas. Trata-se de um tipo de cerveja de alta fermentação respeitável e apreciável. Perguntei ao Kerber o porquê do nome, e a resposta está na receita. São oito tipos de grãos (onde tu podes tentar descobrir a fórmula – de cevada a malte existe uma infinidade!) e 8% APV (álcool por volume). Realmente super oito! Refermentada na própria garrafa e não pasteurizada são outras qualidades. O alto teor alcoólico possibilita que a cerveja possa ser aguardada (e não guardada) fora do gelo! O Kerber completa, ainda, que é uma cerveja com personalidade, e que foge do convencional, onde percebemos o detalhe das tortuosas letras que compõem o nome no rótulo. Sugiro consumi-la em uma temperatura superior a 6°C.

Essa Barley Wine da Whitehead é uma versão muito bem sucedida. Um pouco turva, de coloração castanha escura, textura aveludada - bem carbonatada -, e espuma relativamente consistente. Aroma principal de malte, sabor equilibrado com amargor no final (retrogosto de diacetil). Uma cerveja de grande qualidade, que apesar de assustar com a alta graduação alcoólica, tem uma ótima beberibilidade. Cerveja para se valer do ditado “melhor qualidade do que quantidade”!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A cervejaria Whitehead fica na região metropolitana de Porto Alegre, precisamente a noroeste da capital, na cidade de Eldorado do Sul. Questões de tino comercial apontaram tal endereço. À quinze minutos rodoviários do centro de Porto Alegre, atende ao mercado local com menores encargos. Com o recente lançamento da Super 8, até o momento, a Whitehead produz cinco tipos de cervejas. Além dessa Barley Wine, a cervejaria oferece Pale Ale, Witbier, Irish Ale, e Porter. Todas com a qualidade de uma autêntica cerveja artesanal, e com a extravagância do casco verde. Procure pelo rótulo principal em forma de losango, mas no verso, acredito que a minha seja a única com a peculiaridade de ser autografada pelo mestre cervejeiro!

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...