segunda-feira, 29 de setembro de 2008

EL BOLSÓN

.
Já que o inverno desse ano passou, e ao menos aqui em Porto Alegre não nos despedimos com frio, resolvi expor a avaliação de uma cerveja trazida de Bariloche. Regalo ofertado pelo meu irmão mais velho que tem o nome em homenagem a um antigo presidente da França: Giscard. A “cerveza” que passou pela neve Argentina e chegou ao meu copo não agradou muito, mas leva o mérito da produção artesanal.

Assim como o Giscard, o nome da cervejaria advém de homenagem. No início do século passado, o alemão Otto Tipp se instalou na pequena cidade argentina El Bolsón, na região da Patagônia, onde em 1914 abriu uma cervejaria em sua casa - história comum em regiões de imigração alemã. E, toda a vez que hasteava uma bandeira branca, sinalizava uma nova produção de cerveja. Na busca dos insumos da bebida, Otto começou a plantar lúpulo, embora na época não cultivava a melhor variedade para cerveja. Outros tipos de lúpulos foram importados algumas décadas depois, onde o Cascade (aromático) foi o que melhor se adaptou ao clima - que deve ser bastante frio. Conseqüentemente, a cidade se tornou a capital nacional, da Argentina, na produção do produto dessa trepadeira, especificamente o pistilo feminino da flor. Em todos os anos têm acontecido o Festival Nacional do Lúpulo.
.
.
.
.
.
Dos vários tipos da
cerveja El Bolsón, degustamos a Negra Extra, que é uma Bock com 6,2% de APV. A coloração bem escura denuncia a boa fração de malte tostado. Nossa cerveja estava prejudicada pela baixa pressão na garrafa, que não sabemos se foi conseqüência da odisséia entre a Patagônia e Porto Alegre. O aroma e sabor de malte foram satisfatórios, certamente, decorrência da generosa quantidade do ingrediente. Embora, inicialmente, imaginamos que a cerveja oriunda da capital argentina do lúpulo explorasse essa matéria-prima, percebemos que a cervejaria, adequadamente, seguiu o estilo clássico da Bock sem esse toque pessoal. Devido a carbonatação insatisfatória, o corpo da cerveja não agradou na sensibilidade da boca. Embora, inicialmente a Classificação pelo método Stephanou indentificou a El Bolsón Negra Extra como uma boa cerveja, a Avaliação preponderou e reordenou a cerveja como mediana, dada a nota 6,41.
.
Falando de lúpulo, falndo de flores; já que a primavera está aí, andei comprando umas Edelweiss!

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...