quarta-feira, 3 de setembro de 2008

EXTRA-MALTE – Cilene Saorin


Como vemos em todos os postos da sociedade ocidental moderna, a mulher galgou o seu lugar ao sol. Citada em nossa matéria sobre uma
confraria feminina de cerveja, a nossa diva cervejeira brasileira estará em Porto Alegre, entrevistada na próxima edição do bate-papo cervejeiro Extra-Malte, idealizado pela cerveja Coruja. Mestre-cervejeira e beer sommelier com mais de 14 anos de experiência profissional, Cilene lidera a Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte e é membro do comitê internacional do Institute of Brewing & Distilling na Inglaterra.
Para ir entrando no clima, a divulgação oficial do evento sugere a leitura de uma matéria sobre zitogastronomia assinada pela célebre Cilene, na edição de Fevereiro de 2008 da revista
Menu, que expomos a seguir.
.
.
.
.
.
.



Como Yin & Yang
.
Assim como na milenar cultura oriental do Yin & Yang, o equilíbrio dos princípios ativo e passivo também se apresenta no duo cerveja & gastronomia.
.
É comum pensar na cerveja como bebida auto-suficiente. Ela por ela mesma. E, de fato, a cerveja por ela mesma pode ser maravilhosa e até reveladora. Entretanto, quando combinada com a gastronomia, aí sim: encontra-se o verdadeiro prazer. Uma boa escolha neste duo pode fazer uma simples refeição se tornar uma interessante e memorável experiência gastronômica. Ter mente aberta é essencial para enveredar por este mundo à parte e aprender sobre a enorme variedade e a complexidade sensorial que a cerveja traz à mesa. Acredite: pode fazer sua vida melhor... Por isso, desperte e aguce seus sentidos, deixe-os guiar suas escolhas, preste atenção no equilíbrio de sabores, e estimule sua sensibilidade de diversas maneiras. E é assim – simples.
.
Na arte de combinar cerveja e gastronomia, o princípio mais importante é o equilíbrio. Como numa dança vivaz, ambos devem apresentar forças semelhantes em peso e intensidade – sem que um ofusque o outro, e assim brilhem juntos. Pratos delicados com cervejas delicadas; pratos robustos com cervejas robustas.
.
A harmonização de cerveja e comida pode ser feita por contraste ou semelhança, sempre com equilíbrio.

.
A compatibilização e a harmonização (por semelhança e por contraste) de aromas e gostos básicos entre a cerveja e o prato é outro princípio importante de combinação, orientado pelos conceitos de contraste, complemento e corte.
.
contraste, complemento e corte. Como exemplo, um mergulho na combinação sugerida na foto. O prato, uma das opções do menu primavera- verão do Emiliano: Perdiz assada recheada com farofa de foie gras e ameixa e risoto de cevadinha. A cerveja, uma variação Strong Dark Trappist Ale produzida por monges trapistas da Holanda: La Trappe Dubbel. Com 6,5% de álcool e cor vermelhorubi, este rótulo sai do clichê “cerveja de verão” e apresenta mais informação sem, entretanto, perder o caráter de refrescância. A carbonatação é o elemento que dá à cerveja este poder refrescante, e de quebra valoriza seus aromas.
.
Em contraste e equilíbrio, o amargor da cerveja ressalta e levanta a doçura do prato. Em complemento, o aroma é convidativo – notas frutadas de banana e ameixa com toque acaramelado presentes na cerveja sugerem uma prazerosa soma aos elementos existentes no prato. No corte, os elementos da cerveja – carbonatação, acidez, amargor, força alcoólica – quebram a untuosidade deixada pelo prato, limpam o palato e deixam você com gosto de quero mais...
.
Outras agradáveis opções para este mesmo prato são os rótulos – Jenlain Ambrée (Bière de Garde); Chimay Rouge, Westmalle Dubbel, Rochefort Six (Strong Dark Trappist Ale); Maredsous 6 (Abbey Ale); e Strong Suffolk (Old Ale).
.
O duo Cerveja & Gastronomia visto, de certa maneira, como expressão de arte – assim como música, harmônica nas teclas brancas e pretas de um piano...


Segue, o serviço do 14º Extra-Malte:

Com o patrocínio de Nacional Supermercados e em parceria com o burgomestre Sady Homrich e com a Cerveja Coruja, esta edição do Extra-malte recebe a beer sommelier Cilene Saorin. Mestre-cervejeira especializada em análise sensorial, ela preside a Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem) e edita a revista especializada Beer Life. Enquanto Sady Homrich conduz o bate-papo, o público degusta as cervejas Dado Bier American Brown Ale, Falke Bier Estrada Real (English IPA), Falke Bier Ouro Preto (German Dunkel) e Colorado Demoiselle (Porter com café). Para acompanhar, uma seleção especial de queijos oferecida pela delicatessen porto-alegrense A Queijaria.
.
.
Vagas: Apenas 49
Data: 08 de setembro - sempre na segunda segunda-feira do mês
Horário: 20h
Local: Studio Clio , rua José do Patrocínio , 698 - Porto Alegre\RS
Valores: R$ 20,00 (mesa) ou R$ 15,00 (platéia), com direito a degustação da cerveja Coruja, e cervejas e acepipes especiais do dia.

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...