quinta-feira, 4 de setembro de 2008

TENS DADO EM CASA?


Segunda-feira, dia 15 de Setembro de 2008, a confraria
Tcherveja DEGUSTA
visitará a cervejaria Dado Bier. Primeira microcervejaria do Brasil, desde 1994, que leva como nome, o apelido mais o “apellido” de seu proprietário. Confuso? Desculpe-me... É o codinome (Dado) mais o sobrenome do Eduardo Bier Correa!

A convite do estimado amigo mestre cervejeiro Carlos Bolzan, serão degustados os seis tipos de cervejas regulares, e o da sazonal Dado ABA - American Brown Ale. Os seis rótulos de linha são as Dado Bier Original (pilsen), Royal Black (Bock), Ilex (frutada), de baixa fermentação; e Weiss (de trigo), Red Ale, Belgian Ale, de alta fermentação. Não poderíamos deixar de destacar as duas marcas que receberam a menção de recomendação na avaliação da revista Beer of the World, que são os dois tipos mais recentes na carta, a Ilex e a Belgian.

.
.
.
Dado Ilex
Projeto audacioso que começa a mostrar os bons resultados pretendidos. Cerveja do tipo frutada - onde há a utilização duma especiaria que agregue aroma e paladar. No caso dessa específica cerveja gaúcha, a originalidade foi utilizar Erva-Mate (Ilex Paraguariensis), o que lhe conferiu o buquê e o sabor de um chimarrão! Talvez, aí esteja o equívoco no consumo de muitos apreciadores. A Ilex não é uma cerveja para se beber em grandes quantidades, até pela sua alta graduação alcoólica de 7% (por volume). Cervejas desse tipo, devem ser apreciadas com parcimônia como um bom entrecot assado à lenha. Essa orientação, certamente, preponderou o reconhecimento internacional. Outro aspecto que devemos levar em consideração, para quem conhece o processo de fabricação de cerveja, como os jurados da avaliação da Beer of the World, é que o ingrediente erva-mate, seja de qualquer forma (folhas, pó, líquido), é “inimigo da cerveja”, pois é um agente oxidante. O Carlos, mesmo utilizando anti-oxidante, instituiu uma trégua nessa briga, conciliando a cerveja e a erva. "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra..." (trecho do hino rio-grandense. Coisa de gaúcho...).


Já publiquei aqui no TELECERVEJA, a minha impressão sobre a
Ilex, e assim, aguardes a avaliação que farei da Belgian. Aproveite para fazer a tua análise, para depois contrastar com a minha. Se quiseres beber grandes quantidades, lá na Dado Bier, agora tem em sifão!

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...