quarta-feira, 8 de outubro de 2008

COLECIONADORES: DE EMOÇÕES (100ª postagem)


Para mim, cerveja e gastronomia sempre andaram juntas. Na próxima Segunda-feira, um dia antes do jantar de zitogastronômia que apresentaremos no Grêmio Náutico União juntamente com confrades e o chef Edevaldo Nunes da Dado Bier, poderei brindar ao encontro dessa duas paixões. O Tcherveja e o
União Cooks serão as atrações do próximo Extra-Malte, entitulado “Colecionadores”, e faço parte dos dois grupos. Sou colecionador de cerveja desde 1990, e entre outros colecionáveis cervejeiros, ostento mais de 5 mil latas de cervejas cheias, isso mesmo: cheias! Só bebo o conteúdo da coleção de garrafas, sendo que algumas poderão ser contempladas, a partir dessa sexta-feira, no shopping Total, na divulgação da CERVEXPO, reunidas a outras do entrevistador do E-M, o mestre de cerimônias Sady Homrich – que também é associado do Tcherveja. Estou no clube desde a fundação, assim como também sou fundador da facção que degusta o líquido dessas embalagens, o Tcherveja DEGUSTA, que estará representada, no mesmo evento, pelo amigo e parceiro, Pedro Braga, do Trinkt Mehr. E, como os acepipes harmonizados às cervejas da noite ficam a cargo do União Cooks, logicamente fui convocado para constituir esse casamento.

Já que vamos ao Extra-Malte debater sobre cerveja, não podemos, sequer, imaginar a possibilidade de um encontro de cervejeiros sem cerveja. Uma vez que o projeto cultural é da cerveja Coruja, o primeiro gole é sempre da realizadora. O evento não é destinado a lançamentos, todavia tomado pela curiosidade dos sedentos espectadores, e por sua potencialidade, é comum serem degustadas novas cervejas. Na noite do dia 13 de Outubro, serão degustadas três cervejas harmonizadas a três acompanhamentos da baixa gastronomia, que se traduz na alta gastronomia de boteco. Iniciaremos os trabalhos - fora o brinde inicial – degustando o chope Dado Bier União Cooks (o mesmo tipo pilsen da cervejaria, porém com a grife da confraria). Em deferência ao ilustre chef mexicano Aniceto Zuñiga, que capitaneou o
Festival Gastronômico Mexicano Sheraton União Cooks, no ano passado, harmonizaremos a cerveja da confraria com a “Guacamole Original”. No ritmo das marchinhas germânicas do mês de outubro, a cerveja seguinte será a Eisebahn Oktoberfest (tipo Märzen), degustada em primeira mão em Porto Alegre, assim como a última cerveja da noite. O acompanhamento da Oktoberfest não poderia deixar de se conciliar à referência festiva, sendo uma receita experimental nominada de “Bárbaras Batatas Bávaras”. E, por fim, apreciaremos a tão esperada Baden Baden Tripel, congraçada à minha receita de “Quibe Assado com Malte de Cevada”.
.
.
Nessa imagem, para abalroar os meus amigos cervejeiros caseiros, exponho os 5 Kg de malte resultantes do ótimo atendimento do Denis da Rocha Machado, lá no estabelecimento do Werner Emmel, comprados para elaborar os quibes!
.
.
O Studio Clio agora funciona com o sistema de ingressos aos seus concorridos eventos, evitando reservas não saldadas. Os preços antecipados continuam os mesmos, sendo R$ 20 o lugar à mesa, e R$ 15 na platéia. Bilhetes comprados na hora do evento têm um adicional de 5 “pilas”. Todas as opções dão direito à integralidade do cardápio descrito. Os presentes que pedirem outras bebidas alcoólicas que não cerveja poderão ser alvejados com caretas das mais pavorosas. Nessa segunda-feira, dia 13 de outubro, a partir das 20h, esperamos um Extra-Malte alegre e informal como a cerveja é. Seja mais uma testemunha dessa união!

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...