sábado, 25 de outubro de 2008

DE LITRO EM LITRO...


Nesse último fim-de-semana da Oktoberfest em algumas cidades como Blumenau – segunda maior “Festa de Outubro” do mundo –, paira no ar um clima de despedida. Para que tu continues “bebemorando” o ano todo, até as edições do ano que vem, podes adquirir as cervejas e os tradicionais canecos de litro utilizados na maior Oktoberfest do mundo: a de Munique. Lá na original, só as cervejarias do estado da Baviera podem participar, como as seis mais tradicionais da própria cidade (Spaten, Augustiner, Hacker-Pschorr, Löwenbräu, Hofbräu, e Paulaner). “Matando dois coelhos com uma cajadada só”, a
Còsti Bebidas está vendendo o “Kit Paulaner Oktoberfest Bier” por um valor módico comparado ao que foi estimado inicialmente por conta dos impostos de importação. Trata-se de um caneco de litro, tipo mass bier, e uma lata de um litro de Paulaner Oktoberfest Bier. É um presente muito bacana que todo apreciador da boa cerveja gostaria de ganhar!





Se a palavra alemã “chopp”, para nós chope, veio da medida de volume “Schopp”, que equivale a 300 ml, de acordo com o dicionário da Babylon, “mass” (ou Maß, em alemão) significa "medida", e é uma velha unidade austro-bávara, que originalmente referia-se a 1,069 litro de volume, usada tipicamente para medir cerveja. Do termo Maß originou-se a expressão “Maßkrug” (plural Maßkrüge), ou seja, caneca de cerveja de um litro. Hoje em dia usa-se simplesmente a abreviação “maß” para referir-se a uma caneca de cerveja de um litro. O uso desta caneca é mais comum no sul da Alemanha, principalmente nos Biergarten (jardins cervejeiros), e nas cervejarias da Baviera.


Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...