segunda-feira, 4 de maio de 2009

ESTAMOS DE OLHO III



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Em meio às cervejas industriais, de linha, encontramos um porto seguro. Fugindo das Pilsens tropicais comuns, a Heineken nos proporciona uma boa opção custo-benefício. Mundialmente conhecida, essa cerveja holandesa de casco verde é produzida – sob supervisão da matriz - pela Kaiser (Femsa – Jacareí\SP), aqui no Brasil. Embora, ao menos na região sul do país, a marca Kaiser tenha um valor agregado negativo, trazendo a lembrança de cerveja ruim – tanto é que a antiga Kaiser Gold, agora é apenas Gold -, a Heineken é uma marca tão consolidada que não sofreu interferência. Ao contrário da belga Stella Artois, produzida no Brasil pela Ambev, a Heineken segue, à risca, a receita original, diferindo das demais Pilsens comuns por não utilizar estabilizante de espuma, antioxidante, e cereais não maltados. Na base do antigo rótulo da cerveja, lia-se a informação: “ingredientes 100% naturais”. Todavia, agora, o TELECERVEJA pergunta: por que a mesma informação foi substituída por “produzida com paixão pela qualidade”? Será que adicionaram algum ingrediente não natural? De acordo com o nosso paladar e o rótulo, não. Inicialmente, os colecionadores já saem ganhando!

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Decidimos perguntar ao fabricante ligando diretamente ao SAC 0800 8881010, às 13h e 35min de hoje. Fomos atendidos prontamente pelo atendente Thiago Santos que sanou nossas dúvidas. Descrevemos parte do atendimento:

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TELECERVEJA: Gostaríamos de saber por que a informação na base do rótulo mudou de “ingredientes 100% naturais” para “produzida com paixão pela qualidade”?

SAC Heineken: Apenas por uma alteração de leiaute.

TELECERVEJA: Mudaram a receita da Heineken brasileira (mesmo que os ingredientes do rótulo permaneçam sem alteração)?

SAC Heineken: Não. A Heineken brasileira é considerada uma das Heinekens internacionais mais parecidas com a original holandesa.

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Sobre o atendimento, ficamos felizes pelo pronto retorno do fabricante, demonstrado no contato direto com o consumidor. Em relação à cerveja, esperamos que qualquer alteração no produto seja informada, o que, muito lamentavelmente, não ocorre em algumas companhias. Uma receita pode sofrer alteração que não conste na embalagem da cerveja, pois pode ser de quantidade, e não de ingredientes. Por exemplo, se uma cerveja diminuir a quantidade de malte, ela não altera a informação no rótulo, porém prejudica o sabor. Pela informação do fabricante, a Heineken não sofreu qualquer alteração na receita. Só esqueceram de avisar que as garrafas de 355ml, agora não precisam mais de abridor, pois observamos consumidores procurando abridores quando poderiam, prontamente, abrir suas Heinekens com a mão!

Estamos de olho...

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