quinta-feira, 27 de maio de 2010

MATURANDO...



Estamos em contagem regressiva ao maior encontro da boa cerveja já produzido no Brasil. A vasta profusão de cervejas e sotaques dos cervejeiros amplia a nossa ansiedade. Paralelamente à sortida programação do 5º Encontro Nacional de Cervejas Artesanais, os bares de Porto Alegre serão invadidos pelos mais atentos consumidores de cerveja. O clima de amizade despertado por essa lupulada bebida embalará, sem sombra de dúvida, a difusão da cultura cervejeira.

Ontem, numa prévia, com a visita do Leonardo Botto, que veio à capital gaúcha dar seu curso de cerveja, tivemos o prazer de degustar a estupenda Biertruppe Vintage Nº1: “A primeira Barley Wine brasileira maturada em barris de carvalho, com 9% de álcool por volume (APV), cor avermelhada, produzida com um blend de duas cepas inglesas, carinhosamente propagadas”. Extrema gentileza do nobre amigo fluminense que nos brindou com esse regalo. “O primeiro a degustá-la na fonte, diretamente dos barris e pra nossa honra, foi nada mais, nada menos, que Randy Mosher, um dos grandes cervejeiros da cena americana”. O IBU (unidade de amargor da cerveja) estimado gira em 85 – realmente alto, comparado a outros estilos de cerveja como a IPA (40-60 IBUs, reconhecida pelo saliente sabor de lúpulo). Ao contrário da pseudo Oaken da Bohemia, a Biertruppe é de fato uma cerveja Oaken (“de barril” de carvalho). Foram desenvolvidos cerca de 1000 litros, maturados, por cerca de 100 dias, em barris de carvalho da Salton - dois de Brandy, e dois de vinho.





A Vintage Nº1, apoiada pela Bamberg, de Votorantim\SP, nos aponta o grau de pesquisa e qualidade das cervejas produzidas por cervejeiros caseiros brasileiros e, é uma referencia ao que será apresentado na Festa da Cerveja Artesanal, do dia 05 de Junho, onde teremos mais de 50 cervejas convidadas para degustação, brindando o Concurso Nacional que elegerá as melhores produções, de cervejeiros caseiros, nos estilos Imperial IPA, Brown Porter, e Oktoberfest/Märzen. Em vários processos como esse, microcervejarias apóiam o fomento do mercado de novos produtos cervejeiros. Assim, como a Eisenbahn, de Blumenau\SC, detentora do “Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn” – o qual o próprio Botto venceu a primeira edição com uma receita inédita -, marca presença na mesma festa com seus quatro tipos de chope: Pilsen, Weiss, Dunkel, e Pale Ale e, ainda, trazendo Kathia Zanatta, renomada biersommèlier do Grupo Schincariol, para o júri do concurso que tem as participações de expoentes como Ronaldo Morado (autor Larousse da Cerveja), e o americano Ray Daniels (integrante do BJCP).



Um comentário:

FABIAN disse...

Inveja branca de quem provou essa cerveja... Abraço!

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...