CERVEJA PREMIADA NO CONCURSO “MESTRE CERVEJEIRO” COMEÇA A SER PRODUZIDA
O concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn completa mais uma etapa em agosto: a produção da cerveja com a receita premiada na 3ª edição do concurso, a São Sebá. O felizardo Sandro Sebastião Singer, autor da receita, acompanhou o início do processo no dia 19 de agosto junto com o mestre cervejeiro da cervejaria Eisenbahn, Gerhard Beutling. Sandro ganhou até um jaleco personalizado com seu nome e com os dizeres “Mestre Cervejeiro”.
Serão produzidos 3 mil litros da São Sebá, uma cerveja do tipo Belgium Dubbel, como pedia o regulamento do concurso. O vencedor, Sandro Sebastião Singer, receberá 30 caixas da cerveja para presentear os amigos e o restante da produção será comercializada pelo Grupo Schincariol em edição limitada.
INÍCIO DO PROCESSO – A fabricação da edição limitada começa com a mistura dos ingredientes até a formação do mosto. Durante um dia inteiro essa combinação é testada antes de ir para a fermentação, quando ficará no mínimo um mês até ser engarrafado. “Depois de fermentar, vamos experimentando para ver se chegou ao ponto certo, sem nos prendermos aos dias de maturação”, explica Gerhard, com mais de 25 anos de experiência no ofício.
Segundo Singer, produtor de cerveja caseira nas horas vagas, a receita enviada tem um sabor levemente adocicado com notas levemente picantes. “É motivo de orgulho trabalhar com um ídolo, como o mestre cervejeiro Gerhard Beutling, e ver minha receita produzida dentro da fábrica da Eisenbahn. Todos os amigos com quem faço novas receitas estão ansiosos para experimentar o produto pronto”, afirma o vencedor. “Os passos de fabricação são os mesmos que fazemos em casa, com a essencial diferença da tecnologia utilizada para o controle de todo o processo”, complementa.
O mestre cervejeiro da Eisenbahn diz que o sucesso do concurso é resultado do interesse cada vez maior dos apreciadores da bebida pela produção de cervejas caseiras. “O consumidor em geral ainda está muito acostumado a beber a cerveja pilsen, mas vemos um interesse cada vez maior pelas cervejas especiais”, disse Gerhard.
SOBRE O CONCURSO - Foram 88 inscritos e 57 bebidas enviadas. Com o propósito de melhorar cada vez mais, a ficha de avaliação foi aperfeiçoada, facilitando o julgamento. Juliano Mendes, consultor de cervejas especiais do Grupo Schincariol, atribui o crescimento ao sucesso dos anos anteriores.
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