segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FBC!






Blumenau realizará a segunda do edição Festival Brasileiro da Cerveja

Em novembro a cidade da Oktoberfest – a maior festa alemã das Américas – realizará o Festival Brasileiro da Cerveja. O evento, que já foi realizado em 2005, volta ao calendário da cidade com o intuito de ser realizado anualmente, com uma proposta mais abrangente e com foco no consumidor final. O Festival, que será promovido pelo Empório Vila Germânica com o apoio do Parque Vila Germânica, ocorre nos dias 25, 26 e 27, no setor 2 do Parque. O objetivo do Festival é proporcionar aos blumenauenses e visitantes, a oportunidade de conhecer, avaliar e degustar a grande variedade de produtos que compõe o segmento nacional das cervejas.

Mais de 50 ambientes para cervejarias de todo país, entre as grandes, artesanais e cervejeiros caseiros, participarão do Festival Brasileiro da Cerveja, que, contará ainda com três espaços gastronômicos, onde servirão pratos elaborados para harmonizar com as cervejas. O ingresso, para cada dia do Festival, custará R$ 5,00 ou R$ 15,00 (com o caneco de vidro alusivo ao evento). Além de degustar diversos tipos e marcas de cerveja, o público poderá participar de palestras, realizadas diariamente, com especialistas da área. Alguns dos nomes confirmados são: Sady Homrich, Edu Passarelli, Juliano Mendes, Leonardo Botto, Cássio Piccolo e Roberto Fonseca.

Blumenau, que é um expressivo centro produtor de cervejas especiais, possui um qualificado mercado de consumo responsável. A cidade conta, ainda, com um Museu da Cerveja. Além disso, a região contempla o Roteiro das Cervejarias Artesanais, que atrai turistas o ano inteiro. De acordo com o coordenador do Festival, Norberto Mette, a cidade tem potencial para se tornar a capital nacional da cerveja. “Estamos preparando um Festival que dará ao público a oportunidade de conhecer e degustar produtos das mais importantes cervejarias do país, além de lançar novas cervejas” destaca.

Mais informações no site www.festivaldacerveja.com.


Confira a Programação Técnica do Festival

Dia 25/11:
19h - Palestra de Abertura: O Mundo das Cervejas Especiais com Juliano Mendes, um dos fundadores da Cervejaria Eisenbahn, vencedora de diversos prêmios internacionais, participou ativamente no desenvolvimento do mercado de cervejas especiais no Brasil. Abordará os seguintes assuntos: Estilos de cerveja, matéria prima, técnicas de degustação e harmonização.

20h30min - Extra Malte, com Sady Homrich, baterista da banda Nenhum de Nós, Engenheiro Químico, especialista em cervejas, consultor da rede de supermercados Wal Mart e grande conhecedor de gastronomia. Sady trará ao evento uma edição do Extra Malte, evento cervejeiro realizado em Porto Alegre mensalmente em que alguma personalidade da área é entrevistada.

Dia 26/11:
19h - Aula de produção de cerveja em casa, com Leonardo Botto, um dos Homebrewers mais talentosos do Brasil, Botto ensinará algumas técnicas de produção de cerveja em casa.

20h30min - Bier Diversidade, com Cássio Piccolo, proprietário do bar Frangó, de São Paulo, foi o pioneiro na oferta de cervejas especiais aos clientes. É um grande conhecedor de cerveja, tendo acumulado em seu currículo viagens a todos os países considerados tradicionais e clássicos na arte de produção de cerveja. Já visitou mais de 100 cervejarias pelo mundo.

Dia 27/11:
17h - Harmonização de Cervejas com Gastronomia, com Edu Passarelli, criador do blog cervejeiro Edu Recomenda, um dos mais acessados e respeitados do mercado, e, proprietário do bar Melograno, em São Paulo, eleito o bar com a melhor carta de cervejas pelo Guia da Folha e pela Revista Veja São Paulo. Formado em gastronomia, abordará as diversas possibilidades de harmonização de cervejas especiais com gastronomia.

19h - Minhas Viagens Cervejeiras, com Roberto Fonseca, jornalista, responsável pelas matérias sobre cerveja no caderno Paladar, do Estado de São Paulo. É responsável, também, pelo blog o B.O.B., Roberto é um verdadeiro caçador de cervejas raras e pouco conhecidas. Em sua palestra, irá compartilhar suas histórias cervejeiras em busca de cervejas raras pelo Brasil, Itália, República Checa e Alemanha.




Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...