quarta-feira, 8 de junho de 2011

SEGUNDA-FEIRA




"Nós adoraríamos se essas cadelas forem mantidas frias."

A fama da Segunda-feira não tem sido mais a mesma, pelo menos aqui em Porto Alegre... Na nossa tele-agenda (barra lateral) já dá para ver que nas duas primeiras do mês temos reunião do Tcherveja e encontros do Extra-Malte, respectivamente. Nessa Segunda-feira, 06 de Junho, estivemos no Bier Markt para a ordinária reunião do Tcherveja, todavia também para participar da “Degustação e Cultura Cervejeira Americana”. Edição da Brewers Association, com apoio das importadoras Drinkability e Tarantino. Na ocasião, em meio a um bem pautado debate sobre a cultura cervejeira, foram degustadas oito excelentes cervejas estadunidenses, que citamos aqui, sinteticamente:

Tito "Grifo" da Confraria Bagual


1-     Lagunitas Pils (Califórnia)
Não dá para chamar de Pilsen nos altos de seus 6,5% APV, mas estaria mais para uma “Pale Lager”. É uma sublime experiência degustar uma Lager que lembra demais uma Ale. Corpo bem carbonatado com amargor marcante. Vale o que pesa!

2-     Epic Intermountain Wheat Beer
Se existem escolas cervejeiras; existem também os frutos de suas vertentes. Da tradicional Weizen Bier alemã, passando pela Wit Bier belga, os estadunidenses tem sua versão de cerveja de trigo. Menos adocicada que a alemã; menos frutada que a belaga; enfim uma cerveja em que o trigo passa por cevada e nada mais...

3-     Ballast Point Pale Ale
Cerveja honesta. Se, é pálida na cor, podemos dizer que o sabor é bem vivo. O amargor do estilo é salientado sem prejuízo ao equilíbrio da cerveja. Belo exemplar de cerveja pura.

4-     Shipyard XXXX IPA (Portland)
Para adoradores de IPA, essa é mais uma cerveja para entrar na lista, mas prepare-te: os seus 9,25% APV não aparecem no sabor. Não há muito que dizer duma boa IPA!

5-     Dogfish Head Midas Touch
Diz-se que é baseada numa receita de cerveja encontrada na tumba do rei Midas. Pura jogada de publicidade... É fato que tem cor de ouro, mas ouro mesmo está em ser uma cerveja equilibrada e fácil de beber, mesmo com 9% APV. Segue a qualidade Dogfish Head.

 





















 6-     Labyrinth Black Ale
13,20% de álcool por volume! Não sabemos se decorre do avançado da degustação, mas mais uma vez não sentimos a presença dum sabor alcoólico incômodo. Apesar do decodificador do rótulo anunciar apenas uma “Black Ale”, trata-se notoriamente dum exemplar de Imperial Stout digno dos Czares Russos.

7-     Flying Dog Gonzo Imperial Stout
A partir daqui, as duas últimas cervejas foram oferecidas para descontrair. Mesmo fora da lista original dos seis rótulos anteriores, seguimos com a mesma qualidade. Para variar, essa Imperial Porter carregou nos 9,2% APV.

8-     Flying Dog Raging Bitch
A polêmica American-Style IPA “Cadela Raivosa” foi a saidera com 8,3% APV. O nome foi proibido, mas a cerveja não!

Tivemos uma Segunda-feira um tanto atípica, porém brindada por uma “viagem” cervejeira na companhia de amigos. Nossos agradecimentos a todos!

Todos sorrindo!
 


Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...