segunda-feira, 9 de julho de 2012

NÉCTAR ESCURO: VIVA A CERVEJA PRETA!





É chegada mais uma cerveja “teuto-brasileira”! Chega ao mercado a Abadessa Dunkles Nektar (Néctar Escuro). Uma Münchner Dunkel, com corpo leve, boa carbonatação e formação de espuma. Devido ao malte escuro, crestado, desenvolve, naturalmente, uma coloração mais escura (dunkel) e sabores e aromas que lembram café e, a derivação doce do chocolate. Toda uma complexidade equilibrada com o peculiar amargor do tradicional lúpulo de Hallertau. Ainda que apresenta boa bebilidade e uma zitoharmonização dinâmica, que vai desde um sanduíche aberto com pão preto e lombo de porco, a um entrecôte assado com adobo! A indicação do consumo é em torno de 5 graus Celsius. Todavia, nós gostamos de cerveja quente. Então, assim como nós, fiques à vontade em tuas experiências! Afinal, é uma indicação...

A inscrição do estilo “Dunkles”, para nós, é novidade. Todavia a referência do estilo, de acordo com a cervejaria, é ‘Munique Escura’. E, resta um detalhe: Acabemos com a desinformação sobre cerveja preta, muito prejudicada em comparação com o estilo nacionalizado da Malzbier...

O satisfatório dessa conquista é que a Abadessa Dunkles não será uma cerveja de produção sazonal e, para a nossa alegria, soma-se ao portfólio regular da cervejaria. Se transpusermos para a Abadessa Dunkles o emblemático lema educativo “Beba Menos, Beba Melhor”, de forma literal, ‘beber melhor’ seria um pleonasmo – e vicioso. Agora, beber menos... Só onde os 4,6% APV nos impedirem de pedir mais duas! Viva a cerveja preta!


4 comentários:

Unknown disse...

Sobre a tal desinformação, só pra adicionar lenha na fogueira... não existe dunklesbier preta em Munique =). de fato, as cervejas ditas "dunkel" daqui são, na verdade, avermelhadas... os bávaros não são muito fã de notas tostadas (na verdade estou pra ver povo mais chato pra cerveja que esse...). Eu moro em Munique há 3 meses e a única cerveja preta razoavelmente fácil de achar aqui é a Kostritzer, que fica a uns 400 km, perto de Leipzig. O que não quer dizer, é claro, que também não possa em tese ser chamada de "dunklesbier" ("cerveja escura" em alemão). =D

Patrick Stephanou disse...

Caro "desconhecido",
agradecemos muito a tua informação bastante pertinente. Como citamos, desconhecemos tal estilo "Dunkles". Para nós, o mais próximo dessa nominação é a "Dunkel". Todavia, como está escrito, tais detalhes foram enviados pela própria cervejaria.
Onde exclamamos "Acabemos com a desinformação sobre cerveja preta...", esclarecemos que pregamos minimizar o mito de que cerveja preta é sinônimo de Malzbier ou cerveja ruim, e não uma relação a esse estilo em questão.
Para maiores esclarecimentos, encaminharemos a tua informação à própria cervejaria Abadessa, que poderá contestá-lo.
Ficamos felizes em saber que tens acesso a cervejas indiscutíveis. Envies imagens para nós figurarmos na sessão "CPM" (Cervejeiros pelo Mundo).
Aquele abraço e ótimas cervejas (alemãs)!

Patrick Stephanou disse...

RESPOSTA DA CERVEJARIA ABADESSA, POR HERBERT SCHUMACHER:

Patrick, com prazer, ajudo ao nosso amigo entender melhor a cultura cervejeira da Baviera, assim como a língua alemã.

Dunkles (adj.), assim como Helles (adj.), significa "Dunkles Bier" ou "Helles Bier", na língua corriqueira alemã. Dunkles e Helles são usados somente no contexto com cerveja. Quanto se fala nestes estilos de cerveja se diz simplesmente Dunkles ou Helles. Para se pedir uma cerveja escura, em alemão: “Ein Dunkles bitte!” Ou “Ein Helles bitte! E, não “Ein Bier dunkel” ou “Ein Bier hell...” (Errado).

Os adjetivos na forma original são Dunkel e Hell. O "es" no final se refere ao substantivo Bier (Das Bier). Estas cervejas são do estilo Munique. Não confundir com Schwartzbier (que é outro estilo proveniente da Turingia) como a Kostritzer. Realmente, em Munique não há muitas cervejas "pretas=Schwartzbier" como a Kostritzer, mas muitas Dunkles. Elas não são pretas (a Dunkles da Abadessa também não é!) e, sim de uma cor castanho escuro/marrom.

Recomendo, as seguintes e excelentes Dunkles, ao nosso Nobre que mora no epicentro cervejeiro da Europa e, que provei há três semanas atrás: (todos estes locais ficam próximos de Marienplatz, 5 min. a pé)

- Traubinger Karmeliten Dunkles da Weissbrauhaus Schneider, Tal 7 (am
Marienplatz);
- Augustiner Dunkel, na Augustiner, Neuhauserstr. 27 (Antes de Stachus a
esquerda);
- Andechser Dunkel (não a Doppelbock!), Andechs am Dom, Weinstr. 7 (próximo a Catedral Frauenkirche).

Então... Neste sentido...

Prost!!!!

Schumacher

FABIAN disse...

Como eu gosto de ler e ouvir o mestre Schumacher falando sobre a Alemanha! :D

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...