domingo, 11 de novembro de 2012

11/10/12





Nunca antes na história desse blogue, com exceção do período de férias, tivemos um hiato tão grande. Todavia, foi por uma ótima causa. Dia 11/10/12, antecipando o Dia das Crianças, nasceu o Miguel, aniversariando junto com o falecido Cartola, Tom Zé, Elymar Santos, Lobão, e Jorge Vercillo – um time de músicos, que talvez, sugiram uma idéia futura... E, foi por causa do Miguel que não pude participar da III CERVEXPO, no Chile, nesse Outubro de 2012. Mas de lá, o meu irmão, tio Giscard Stephanou, trouxe de presente para esse novo papai uma cerveja local e, para a minha surpresa, também veio um diploma pelo reconhecimento de mais uma logomarca cervejeira (assim como a da própria CERVEXPO) que ofertamos em prol do colecionismo. Se esse reconhecimento é incentivador, ver a logo da BCWC impressa em diversos países da América do Sul e Europa, como a Rússia... Não tem preço!





   

A cerveja degustada foi a chilena Zapallar, nome do balneário de Valparaíso, próprio endereço dessa fabricação artesanal. A garrafa de 330 ml tipo “pescoço longo”, curiosamente não é feita com vidro de coloração padrão marrom escuro, sendo praticamente âmbar clara – o que não parece filtrar efeitos nocivos dos raios solares. E, para “facilitar” a rotulagem, utilizam o mesmo rótulo para os três tipos de cerveja produzidos, Amber, Bock, e Pilsner, marcando cada estilo com tinta de caneta sobre campos de identificação. Ainda que tivemos que adivinhar que esse Amber é Ale... Não nos parece uma prática justificável para irrisório custo de produção... Porém, e o líquido? A cerveja? Vamos lá, então:


PRESSÃO
Garrafa com média pressão. Espuma com bolhas grandes, grande volume inicial, porém pouco persistente.

APARÊNCIA
Coloração âmbar escura – que dá o nome ao estilo – e translúcida como o próprio casco...

AROMA
Inicialmente despertou da garrafa um cheiro de azedo. No copo, os aromas principais identificaram fermento e caramelo/açúcar mascavo. Resultante agradável.





SABOR
O paladar não corresponde ao aroma de açúcar mascavo. Denotou um amargor e decorrente gosto metálico. Aguada demais...

CORPO
Leve demais. Nada marcante, e com baixa carbonatação.

IMPRESSÃO GERAL
Uma cerveja artesanal desgraçada, sem talento, e que pode comprometer a experiência de novos apreciadores.



Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...