quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

FORMIGA ALE (SAISON SAÚVA)


Brasileiros usam formigas saúvas em produção de cerveja



Comer fomiga é um ato comum na China. Mas e beber fomiga? Um grupo de brasileiros decidiu experimentar usar saúvas como ingrediente da bebida alcoólica mais consumida no mundo, a cerveja.
Uma equipe formada por pesquisadores da loja de insumos para fabricação de cerveja caseira Lamas Bier, pelo proprietário do Empório Sagarana, Paulo Leite, e pelo jornalista Marcelo Cury, criou uma receita inusitada. A Saison Saúva é uma cerveja feita com figos, tucupi negro e formigas saúvas.
Paulo Leite teve a ideia de colocar formigas na receita depois que experimentou as saúvas e sentiu um sabor cítrico, como o gosto de capim cidreira. Então, a equipe teve a ideia de acrescentar figos com o tucupi e as saúvas.
Assim surgiu Saison Saúva, cerveja de estilo belga picante e frutada. A bebida alcoólica é encorpada, muito cítrica e aromática. Segundo a equipe, dá para sentir bem o gosto de anis e capim cidreira. O tempero tucupi negro é o responsável por deixar a bebida picante. O primeiro gole gera uma leve dormência no lábio.
A Saison Saúva não será vendida pronta para consumo imediato. Mas a loja vende os equipamentos e os ingredientes necessários para fazer a receita em casa. Veja abaixo um vídeo que mostra a produção da Saison Saúva:

(Fonte: Info)



P.S. (A opinião de Patrick Stephanou)

Acho válido se divertir com a criação de cervejas. Esse é o caminho para grandes descobertas - e o céu é o limite. Eu mesmo criei a KIBEER, cerveja de triguilho (cerveja de quibe); e a PA-ALE, cerveja com açafrão (tempero de Paella). Vale muito a pena! Depois tem outra, essa gurizada por trás dessa empreitada é parte de um time de feras...

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...