quarta-feira, 26 de março de 2008

FALANDO DE PILSEN...

Para iniciarmos a abordagem sobre a Pilsen - tipo de cerveja mais consumido no Brasil e no mundo - postei a matéria que saiu no diário cervejeiro [http://oglobo.globo.com/blogs/cervejaso/] do Ricardo Amorin, jornalista profissional e cervejeiro amador, por ter citado o texto de um grande parceiro da cerveja. O Jorge Gitzler, amigo cervejeiro e contador, sócio da cervejaria artesanal BSG (Boger, Sassen & Gitzler), integrante da ACERVA gaúcha (Associação de CERVejeiros Artesanais), e que já palestrou em eventos que organizamos no Tcherveja e União Cooks. Segue a matéria na íntegra:
Pilsen II, a missiva
Recebi o email abaixo há dois meses, no finalzinho de janeiro. Jorge Gitzler, homebrewer de Porto Alegre, escreve de modo apaixonado sobre a cerveja pilsen, tema
deste post, recordista de comentários até aqui. Pedi ao Jorge, por email na semana passada, que atualizasse as informações. Ainda não recebi resposta, mas assim que chegarem eu abro um novo post.
E voltamos à questão das pilsen, agora com outros ingredientes. Muito obrigado pelo email, Jorge. Esse assunto rende mesmo...
Caro Ricardo,

Sou Homebrew de Porto Alegre, acho que nos conhecemos na Brasil Brau, o Roberto Fonseca nos apresentou. Quero comentar sobre o tema da Pilsen, que você escreveu no seu blog.

Eu pessoalmente amo e ao mesmo tempo odeio Pilsen. Explico: é frustante você ter diversas cervejarias aqui no RS e SC, todas fabricando só a cerveja Pilsen. Claro, é negócio e necessita vender, mas poderiam fazer em paralelo outras cervejas. Odeio a Pilsen pois é uma peste que toma conta de todos ambientes e nao deixa nenhuma outra cerveja entrar, uma espécie de praga.

Mas amo a Pilsen pois sem dúvida é a cerveja que desce redonda, aquela para tomar o dia inteiro, além do fato de ser a cerveja mais complexa para fazer. No momento que você tem 100% de malte Pilsen qualquer imperfeição vai aparecer, diferente das outras cervejas, que os maltes torrados, caramelos etc ajudam a mascarar um pouco as imperfeições.

Fazemos há 2 anos um concurso de cerveja de Panela na Confraria Bierkeller, sempre com o estilo definido, e sempre com ale. Esses dias estávamos falando de dificultar esse ano e ser uma Pilsen. Nao sei se vai ser aprovado. Mas para lhe ajudar, na minha opinião, as melhores Pilsen sao a da Abadessa, que tem a Slava e a Helles, e uma outra que é a Export, que não seria mais uma Pilsen.

Eu dificilmente compro em lojas ou supermercados cervejas Pilsen. Esses dias tinha uma promoção da Dado Bier Pilsen, acabei comprando e foi uma grata surpresa. Comentei com o Carlos Bolzan - Mestre da Dado - que ele tinha feito eu quebrar um paradigma que era de não comprar cervejas artesanias Pilsen. Portanto acrescento a Dado Bier Pilsen na lista.

Acho que tambem é feita muita Pilsen onde "esquecem" o Lúpulo, para descer mais redondo, o que acho um horror. Pilsen deve ter o sabor do malte e lúpulo.

Aproveitando o e-mail, criamos em novembro a "AcervaGaucha", o site ainda não foi para o ar, mas contamos com um grupo de mais de 20 homebrew aqui em POA, os nossos encontros sao fechados, ou seja, para ir a pessoa deve levar pelo menos uma cerveja feita por ela.

Contamos tambem com algumas mulheres no grupo.

Abraços,

Jorge Gitzler”


O Globo On Line - 24 de Março de 2008

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...