quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TARDE DE OUTUBRO


A Eisenbahn Oktoberfest é uma cerveja da família Lager, de estilo entitulado Märzen, que em alemão significa Março. Na época em que não haviam refrigeradores, originalmente forte (mais alcoólica para ter maior longevidade), era produzida no início da primavera nórdica, para que passasse o verão maturando estocada (lager=estoque) em caves com gelo das montanhas com neve permanente. Então, para “bebemorar” a época da colheita agrícola, no início do outono, a Märzen era servida na Oktoberfest (final de setembro) recebendo o nome de Märzen-Oktoberfest ou Oktoberfestbier. Hoje, essa cerveja, que foi originada a partir da Vienna, não necessita ser produzida com o mesmo rito, porém seguindo a forte tradição bávara, esse estilo não pode faltar na Oktoberfest alemã. Sendo a “Festa de Outubro” de Blumenau a maior do Brasil, e a cervejaria Eisenbahn uma das grandes atrações, já estava caindo de maduro que surgisse a sazonal Eisenbahn Oktoberfest! A cerveja com referencias alemãs no rótulo, como uma casa em enxaimel, e o fundo com a tradicional quadrícula bávara alvi-azurium, venho, então, “bebemorar” as 25 primaveras da festa brasileira!

Pude degustá-la, antecipadamente, no
Extra-Malte de outubro, embora tenha recebido, hoje, uma garrafa em uma embalagem promocional, diretamente da Eisenbahn.
.
.
.
.
.
APARÊNCIA
Coloração dourada escura, média turbidez, e espuma persistente.

PRESSÃO
Cerveja com boa pressão.
.
AROMA
Aroma muito sutil de malte. Lúpulo levemente aromático, com amargor presente no paladar.
.
SABOR
O amargor no retrogosto faz com que o gosto inicial, um pouco adocicado do malte, seja encoberto. O sabor residual tange ao seco.

CORPO
Ideal para festas cervejeiras com a Oktoberfest, a Märzen apresenta uma bebebilidade muito atraente, mesmo com os indesejados 6% APV. O corpo é leve, lembrando muito uma Pilsen tropical, ou até uma Helles pelo bom equilíbrio.

IMPRESSÃO GERAL
Uma boa cerveja, porém nada extraordinária. Nas “bebemorações” onde o consumo é elevado, ela é a grande pedida!


.
.
Seguindo uma zitoharmonização, preferencialmente, com a culinária alemã, criei uma receita para acompanhar a Oktoberfestbier:
.
.

Bárbaras Batatas Bávaras
Ingredientes para 4 porções:

aceto balsâmico para decoração

Mini Batatas
12 batatinhas com casca (mini batatas)
curry
azeite de oliva
sal

Ragu de Lingüiça (Molho com Lingüiça)
1/2 lingüiça colonial defumada com miolo granulado
azeite de oliva
2 dentes de alho
2 tomates maduros
1/2 cebola média picada
1 folha de louro
200 ml de água quente
sal
pimenta-do-reino (dependendo da lingüiça)


Preparo:
Mini Batatas
Asse as mini batatas no azeite com curry e sal.

Molho
Tire a pele da lingüiça colonial e separe a carne moída. Frite-a no azeite e reserve.
Em outra panela, refogue a cebola no azeite por 2 minutos, mexendo sempre, ou até que fique transparente. Acrescente o alho picado e refogue por mais 1 minuto, sem parar de mexer. Em seguida, coloque o tomate, sem pele e sem semente, picado, na panela, agregue a lingüiça e misture bem.
Ponha a água quente e a folha de louro no molho. Mexa bem e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Tampe a panela e deixe o molho cozinhar por cerca de 30 min em fogo médio. Mexa de vez em quando, para não grudar, e verifique a água. Adicione um pouquinho de água quente, caso seja necessário.
Desligue o fogo e verifique os temperos. Deixe esfriar e liquidifique se necessário.
Se quiseres um molho bem vermelho, adicione colorau ou, cuidando o adocicado, acrescente caldo de beterraba.

Apresentação:
Sirva num pratinho, como entrada ou belisque.
Disponha as batatas amareladas num lado; o ragu ao centro (pode estar em uma mantegueira); e faça uma decoração com aceto balsâmico ou molho shoyo reduzido no outro lado. A composição faz referência à bandeira da Alemanha!
.
.
.

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...