terça-feira, 2 de dezembro de 2008

MORTE SÚBITA


Trazida na mala que retornou da Europa, ganhei de presente do presidente da ACERVA Gaúcha, Jorge Gitzler, uma cerveja que não via desde o início da década de 90. Conheci a Mort Subite no antigo Ponto da Cerveja, então dos amigos Davi Rodrigues e Rogério Krunen, primeira loja de colecionáveis cervejeiros em Porto Alegre. Degustei essa específica cerveja belga de fermentação espontânea (Lambic) produzida pela brasserie De Keersmaeker há alguns meses, todavia ainda chocado com a tragédia catarinense, resolvi divulgá-la agora, tomando o seu nome como manifesto às mais de cem vítimas, que tiveram uma morte súbita.


MORT SUBITE KRIEK XTREME

Kriek, em holandês, significa cereja ácida. Logo, esse tipo de Lambic indica ser uma cerveja frutada com adição de cereja. Sendo um estilo incomum para os apreciadores brasileiros, muitas vezes essas cervejas são mal interpretadas como cervejas ruins. Na minha opinião, em relação ao estilo, já provei Krieks melhores.

.
.
.


APARÊNCIA
A grande carbonatação deu aspecto de frisante a essa Kriek – o que não agradou, assim como o excesso de espuma. Por outro lado, a coloração púrpura do corpo e rosada do creme, advinda das cerejas, embora esperada, é extravagante.

PRESSÃO
Para uma cerveja de fermentação espontânea, a elevada pressão nos chamou a atenção, porém não tomamos essa qualidade como adequada.

AROMA
Aroma demasiado de cereja – quase artificial.

SABOR
O sabor extremamente adocicado de cereja ofuscou a percepção dos outros ingredientes, tornando essa cerveja enjoativa, e sem identificação ao paladar comum de cerveja. Deveria ser ácida (avinagrada), seca, e com presença de sabor salgado, mas só sentimos cereja...

CORPO
A estrutura leve foi potencializada pela alta carbonatação. A estrutura com cereja gerou um efeito que lembra um mentol, assim apresenta grande bebebilidade e refrescância.

IMPRESSÃO GERAL
Chama a atenção pelo nome, porém foi a pior cerveja com cereja que eu provei. Mesmo se tratando duma Lambic, mais parece cidra do que cerveja. Na minha opinião, a pequena garrafa de 250ml atende a demanda dos curiosos. Eu não repetiria essa cerveja.
.
.
.
(Atualização: Retorno do mestre brejeiro Mauricio Beltramelli)
"Grande Patrick!
Hehehehhh... Que maldade com a Mort Subite Kriek... Tadinha dela...Já, eu, até gostei. Vamos lembrar que ela é uma Lambic-Fruit. Então, em tese, deve ser menos avinagrada e salgada e mais frutada e doce que as Lambic Cantillon, por exemplo."


Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...