quarta-feira, 15 de abril de 2009

SEGUNDA-FEIRA

.

Segunda-feira, aqui em Porto Alegre, é sinônimo de dia cervejeiro. Na agenda sempre temos compromissos na segunda... Na primeira segunda-feira do mês temos a reunião do clube cervejeiro gaúcho (TCHERVEJA), na segunda é o dia do Extra-Malte, e na terceira ocorrem as degustações do DEGUSTA. Mesmo que bebamos com a moderação de um camelo – e aí reside a sutil dúvida do que este editor que vos escreve quer dizer... –, segunda-feira tem sido um dia de alegria, já a terça nem tanto...

.

É verdade que após o Nossa Senhora do Ó ter ganho o merecido prêmio de melhor cozinha pela Vejinha Porto Alegre, a tradicional reunião do TCHERVEJA foi lá oito dias depois da primeira segunda-feira desse mês. Vais ver que o Vagner Piccolo, proprietário do “Nossa”, irmão do Cássio do FrangÓ de Sampa, deve ter “bebemorado” a conquista e segunda – que não abre – não abriu mesmo! Parabéns ao pessoal do “Nossa”, pois os frutos daquela cozinha são tão bons que rendem à gula - com o devido perdão à Nossa Senhora do Ó pelo pecado capital...

.

Continuando a saga das segundas-feiras, na segunda do mês, estive no caloroso Extra-Malte, tão bem capitaneado pelo amigo burgomestre baterista Sady Homrich, figura sem-par - embora bem casado. Cheguei logo após uma reunião com expoentes da AGM (Associação Gaúcha de Microcervejarias). Entre eles duas figuras que merecem apontamento, que são o Herbert Schumacher (Abadessa) e o Gustavo Dal Ri (Schmitt). Respectivamente, um responsável pela melhor cerveja de trigo que degustei, e o outro pelas Ales que embalam as minhas conversas no Muffuletta. Entre o bendito pessoal, conheci o Marcelo Stein, da BuW, figura nobríssima que nos acompanhou, após o E-M, a um bar com aquela bela seleção cervejeira de sempre. Estavam presentes os “anjos da Coruja”, Micael e Rafael; o Sady; o Guinter Manfroi, do “Nossa”; a Regina Dossin, da Tortaria; entre outros que mal lembro em “disparos de clarão”. Não poderia esquecer do professor Francisco Marshall, proprietário do Studio Clio, pois é detentor de uma cativante oratória intelectual. Lamentavelmente, esse pós Extra-Malte, que é tão bom quanto o próprio não é possível a todos, pois nele concluímos o que foi debatido, além de dirimir dúvidas flutuantes.

.

Nessa edição do Extra-Malte, degustamos cervejas de trigo - que expomos sempre como sendo das nossas preferidas -, acompanhadas de zitoharmonizações brilhates da Chef residente Juliana Corrêa.

.

Iniciamos degustando a cerveja de trigo “cavalo de batalha” Erdinger Weiβbier. Receita que agrada gregos e troianos. Trata-se de uma cerveja de trigo não tão frutada, e assim, possibilita maior consumo. Eu classificaria essa Erdinger como cerveja de trigo de entrada. Sendo a Erdinger a cervejaria que mais vende cervejas de trigo no mundo, partimos para a Erdinger Urweisse. “Ur” signinifica velho, em alemão. Então se traduz que a receita dessa cerveja “branca” (Weiss) é antiga, ou seja, uma cerveja de trigo tradicional. Para aqueles que procuram uma cerveja de trigo de “escola alemã”, com aroma e sabor que lembram a presença de banana (acetato de isoamila – éster com o odor de fruta), a Urweisse é mais indicada. Nesse raciocínio de feirante, se tu preferes laranja do que banana, então a terceira cerveja degustada, uma witbier canadense, a Unibroue Blanche De Chambly trará a presença de laranja. Se mudarmos o raciocínio para temperos, onde na Urweisse temos a lembrança de cravo, na Blanche reside o coentro. Assim, cabe ao apreciador escolher os aromas e sabores, por ele, desejados.

.

Nesse mesmo dia tive o prazer de degustar a Coruja Weiss. Um primor de cerveja. Já que a próxima edição do DEGUSTA será n’A Toca, em Porto Alegre, esperamos fazer uma avaliação mais criteriosa dessa primeira cerveja de alta fermentação assinada pela Coruja.

.

Rumo à próxima segunda-feria!

.

.

Em tempo: O DEGUSTA foi confirmado para a próxima quarta-feira, dia 22 de Abril, devido ao feriado de Joaquim José Da Silva Xavier. Será n'A Toca (da Coruja), em Porto Alegre, às 19h 30min. As reservas podem ser feitas comigo, ou com o Pedro Braga. O valor dessa edição será o custo das cervejas degustadas: os três chopes Coruja; mais três cervejas convidadas da casa; e acepipes.

.

.

.

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...