terça-feira, 27 de abril de 2010

SOTAQUES DA CERVEJA



Queremos salientar, aqui, a passagem recente, por Porto Alegre, de duas figuras do meio cervejeiro nacional. Não que outros visitantes que recebemos neste ano não sejam importantes tanto o quanto, mas devo registrar a parceria “cervejística” dessas duas figuras cariocas. A primeira visita que tivemos foi do Armando Fontes, criador da cerveja Vilã, que reside em Belo Horizonte e, por lá se agregou à ACERVA mineira. E, o outro elemento é o Leonardo Botto, premiado cervejeiro fluminense de nascimento e futebol!









O Armando veio a “Porto” para um congresso de Design, onde em meio a apresentações gráficas encontrou uma degustação de cerveja Anner dos irmãos “GG” (não é a inicial do tamanho extra grande, mas de Glauco e Guilherme) Caon. Aliás a Anner é uma das grandes cervejas porto-alegrenses. Isso dá uma matéria inteira... Voltando ao foco, estavamos no evento do TCHERVEJA (clube cervejeiro gaúcho) e, foi pela divulgação desse evento que o Armando sacou uma boa oportunidade de divulgar a sua cerveja e depois conhecer o Armazém Bierkeller. Se familiarizando com o pessoal, resolveu ficar mais um dia, por aqui, em função do Extra-Malte de Abril que recebeu o proprietário e o mestre cervejeiro da cerveja joinvilense Opa. Após esse evento, nos encontramos no BierMarkt, onde nos foi proporcionada uma experiência sensorial inigualável provando a Rugbeer, cerveja feita com adição de gengibre. Só, então pudemos degustar a sua crição, a Vilã Amber Ale. Cerveja genuinamente artesanal do tipo “pesada” que mais parecia uma Barley Wine. Aliás, a arte dos rótulos da garrafa impressiona pela sofisticação. O que mais esperar de um designer? Deve beber para ter essas idéias...

E o outro da fala chiada? O Botto esteve aqui divulgando o seu curso de cerveja. Deu para assisti-lo até em programa televisivo local! Entretanto, nos encontramos no BierMarkt em meio a um “lupulado” bate-bapo sobre a boa cerveja. Mais um nobre que pediu para conhecer o “templo da cerveja” ou “confraria secreta da cerveja” Armazém Bierkeller. Mas esse ainda teve sede de conhecer mais três botecos depois... Difícil foi beber cerveja no dia seguinte!


Estamos esperando os fluminenses, mineiros, paulistas, capixabas, baianos, goianos, paranaenses, catarinas, assim como os amantes da boa cerveja de todos os cantos do mundo, no grande Encontro Nacional de Cervejas Artesanais, promovido pela ACERVA gaúcha, aqui em Porto Alegre. A Festa da Cerveja Artesanal, no Sábado será para mais de mil, mas o concurso, a brassagem coletiva, e as palestras estão com as vagas “roncando o barril”... Não percas tempo, marques agora a tua participação nesse evento que contemplará todos os sotaques!



Um comentário:

FABIAN disse...

Pô, foi longe a noite então, hein? Fiquei devendo a ida ao Bierkeller, mas nos encontraremos no evento da Acerva. Grande abraço!

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...