quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CUIA CERVEJEIRA


Passadas as comemorações do 20 de Setembro - feriado gaúcho em função proclamação da Revolução Farroupilha que gerou a independência da República Rio-Grandense por cerca de dez anos -, agregamos, à nossa coleção cervejeira, um item que ainda causa ‘frisson’ entre os colecionadores de copos: a cuia cervejeira Nova Schin. É bem verdade que dentro do Acampamento Farroupilha - uma ocupação de mais de 350 piquetes que enfumaçam tudo ao redor dentro do Parque Harmonia – havia uma árdua promoção para se conseguir essa raridade. Todavia, o TELECERVEJA foi gentilmente presenteado.

Exaltando duas das bebidas mais apreciadas no Rio Grande do Sul (chimarrão e cerveja), o “pessoal” da Nova Schin criou esse copo de cerveja em formato de cuia. É uma peça “flor de especial” (expressão gaúcha para algo admirável). Mas, sejamos honestos. Trata-se de um copo lindo para a prateleira, pois não é adequado para degustar uma boa cerveja, além de ser vetado o uso de água quente para o chimarrão!

Ainda havemos de trazer na marra as fábricas da Eisenbahn e da Baden Baden, aqui para o Rio Grande do Sul e, depois, de fechar as fronteiras! “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra...” (trecho do hino Rio-grandense). Bah!




EM TEMPO: O Burgomestre Sady Homrich lembrou-nos de mencionar que a Dado Bier havia criado, antes, um copo em formato de cuia para a sua cerveja Ilex - cerveja com erva-mate (Ilex Paraguariensis), já publicado aqui no TELECERVEJA.
Por sinal, o copo da Ilex tem o formato original da cuia, já que o suporte em couro é um complemento separado. Certamente o modelo da Nova Schin foi uma solução mais aplicável a bares, por ser uma peça única e facilmente asséptica. Em contrapartida, ao gaúcho que se preze, a cuia de chimarrão deve ter um suporte independente para que seja possível segurá-la pelo fundo como "um peito de índia"!




3 comentários:

Blog Del Güerdo disse...

SEM ESQUECER O PIONEIRISMO DO COPO ESPECIAL DA DADO BIER ILEX, EM KIT COM DIREITO AO DESCANSO DE COURO.

Patrick Stephanou disse...

Grande Burgomestre Sady, antes deixe-me cumprimentar o baterista pela “Outono Outubro”, perfeitamente zitoharmonizável com uma Strong Golden Ale!
. . .
Realmente, pecamos em não mencionar o pioneirismo do copo da Dado Bier Ilex, porque achamos tão evidente essa comparação. Todavia, tratando-se de um mercado que está sempre angariando novos apreciadores, que talvez não acompanharam nossas matérias anteriores onde comentamos sobre “o primeiro copo de cerveja em formato de cuia”, achamos por bem, complementar essa informação.
. . .
Se até o Outono ainda havia chance, o teu comentário veio no primeiro dia da Primavera, mas graças a Gambrinus, nossa resposta, ao menos, chegou antes de Outubro!

Aquele abraço!

CoLeCiOnOtUdO.cOm.Br disse...

Algum amigo gaúcho tem um copo deste disponível para troca ou venda!?
Abraço,
Marcelo/Bauru

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...