segunda-feira, 11 de abril de 2011

À MESA COM CERVEJA



Precisamente, dia 25 de Janeiro de 2011, foi inaugurado o anexo do Chalé da praça XV - tradicional restaurante turístico de Porto Alegre, que há cem anos oferta um ambientado chope aos gaúchos e seus visitantes. A nossa participação na “bebemoração” da expansão desse histórico prédio, vizinho ao Mercado Público Municipal, só foi interrompida porque rumamos a uma zitoharmonização gastronômica no Restaurante Farofa, capitaneado pelo mestre e Chef Sander Beschor, também situado no Centro da capital. 
Para um seleto grupo de comensais da ‘Confraria do Forte’, o Sander deu uma aula de alta gastronomia, com direito à mostra de técnicas e novos produtos culinários. O grande ponto do jantar, para nós, ficou à cargo das zitoharmonizações apresentadas. Experiências únicas e inusitadas.




Entrada
Gaspacho da terra defumado, com folhas da estação
Harmonização: Cerveja eisenbahn – Rauchbier

Normalmente, não iniciamos um jantar zitoharmonizado ou uma degustação com as cervejas mais fortes ou mais marcantes para que essas não fiquem impregnadas no palato, podendo prejudicar o serviço seguinte. Todavia, o equilíbrio do prato com a cerveja, acabou equalizando uma combinação mais suave. Uma terceira dimensão que atenuou o sabor característico do defumado.














Primeiro Prato
Filé de peixe com crocante de amendoim, ao ‘Pesto’ do agreste servido com ‘Ratatouille’ do sertão
Harmonização: Chope eisenbahn – Pilsen

Zitoharmonização adequada. Combinação com chope e pescado leves; contraste no picante.


















Segundo Prato
Porco ao leite dourado com bolinhos de milho verde e raízes brasileiras (inhame, cará e mandioca)
Harmonização: Cerveja Eisenbahn – Dunkel

Notável receita tradicional que foi curiosamente contrastada com uma cerveja escura. Do tipo “café com leite”. Talvez o casamento mais curioso do jantar, seguido após pela união dos defumados...














Sobremesa
Baba de moça brasileira servida com frutas frescas
Harmonização: licor eisenbahn – BierliKör

Se alcançar uma combinação de doce com cerveja é uma tarefa árdua, podemos afirmar que o Chef Sander teve um grande êxito. A escolha do licor de cerveja (que pode ser substituído por uma cerveja Weizenbock) foi o caminho para combinar o adocicado da tradicional sobremesa brasileira Baba de Moça. O grande final de uma degustação tem sempre que estar à altura dos serviços anteriores. Parabéns ao Chef Sander pela imensa inspiração e transpiração!





Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...