terça-feira, 22 de julho de 2008

CERVEJAS POSSÍVEIS II (Paulaner)


Fico muito feliz ao ver as gôndolas dos supermercados cada vez mais cheias de cervejas especiais. Com o crescimento desse nicho de mercado, há o conseqüente fortalecimento que está reposicionando a cerveja, antes tida apenas como uma bebida trivial. Em tempos de grande concorrência, hoje em dia é fácil adquirir cervejas nacionais ou estrangeiras de grande qualidade - e o que é melhor, temos mais opções de escolha em todos os sentidos. Desde as que agradam os cinco sentidos, até as que agradam o bolso... E, é aí que a grande maioria dos apreciadores cervejeiros, sejam antigos ou novos na brincadeira, se encontram. “Não basta querer beber, é preciso poder beber”. Mais uma vez, fomos em busca de cervejas possíveis. Em ano de eleições vamos bradar: “Boas cervejas para todos!”

Sugerimos, à apreciação, duas cervejas de trigo da cervejaria alemã Paulaner [
www.paulaner.de]. Podem ser um pouco menos glamurosas que as Weihenstephaner da primeira matéria dessa série [http://telecerveja.blogspot.com/2008/07/cervejas-possveis-weihenstephaner.html],
mas comparadas às cervejas de trigo mais comuns, elas demonstram ser mais distintas. Assim, é possível perceber que a oferta do mercado cervejeiro é grande - e tem procura!

Cervejas de trigo são polêmicas. Comparadas a grande maioria das cervejas, a sua substituição de parte do malte de cevada por malte de trigo muda consideravelmente o sabor da cerveja. Há cervejeiro que afirme não gostar desse tipo de cerveja. Porém, o mais interessante é que os que apreciam não deixam de beber os outros tipos. Eu sou suspeito em defender as “cervejas brancas” (Weissbier), porque são as minhas preferidas. Soa como uma referência racista – o que é um absurdo, pois esperamos que esse comportamento tenha sido abolido -, mas estamos tratando de cervejas e não de pessoas. Seguindo a ordem de degustação – e somente por esse motivo! -, apresentamos a Paulaner clara antes da escura. As duas são cervejas brancas...

Paulaner Hefe-Weissbier, apresenta-se pelo nome. Hefe-Weissbier, em alemão, nos indica que é uma cerveja de trigo com presença de fermento. Cervejas de trigo são as mais temidas para se fazer, pelos cervejeiros caseiros, pois entopem com facilidade as mangueiras e serpentinas. Mas, na hora de beber, esse corpo denso é muito apreciado. Embora, na maioria das receitas o fermento seja descartado do produto final, aqui ele participa da construção do sabor resultante. Logo, o Hefe agrega um sabor que faz jus à famosa expressão “pão líquido”. Das cervejas de trigo, prefira essa!





Paulaner Hefe-Weissbier Dunkel, a cerveja da primeira matéria desse diário
[
http://telecerveja.blogspot.com/2008/03/numa-dessas-quintas-feiras-de-porto.html].
Parte do nome já foi decifrado, repetindo a base da Paulaner clara. Seguindo a leitura identificamos o Dunkel, que significa escuro, ou nesse caso, cerveja de cor escura dada pela utilização de malte torrefado. Estilo Lager (baixa fermentação) popular na Bavária. Nesse caso, onde temos dois tipos de cerveja, de trigo e Dunkel, de estilos diferentes, respectivamente alta e baixa fermentação, prevalece o estilo Ale (alta fermentação). Uns tratam de peculiaridade, todavia os cervejeiros que colocam a mão na panela sabem que o fermento para cerveja de trigo é notoriamente o principal agente nessa receita, portanto predomina a alta fermentação.
Particularmente – algumas vezes devido a circunstâncias adversas -, não percebi notáveis aromas, assim como a cerveja degustada não apresentou uma pressão satisfatória. Todavia, no conjunto, a Paulaner Hefe-Weissbier Dunkel é uma boa cerveja.

Nenhum comentário:

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...