quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MEU MEL

A nossa primeira avaliação de 2009 é para a Colorado Appia que degustamos no final do ano passado. Para muitos colorados, torcedores do Internacional, que desconhecem a referida cervejaria, o nome chama a atenção, mas quando os torcedores do co-irmão Porto Alegrense (Grêmio) visitam o sítio, logo se deparam com a lembrança do emblema - em forma de bola - do tricolor gaúcho, no logotipo de tele-entrega de chope.

Já comentamos
aqui sobre a Colorado Demoiselle, e a nossa opinião causou grande polêmica. O TELECERVEJA representa a opinião de seu autor, e já que agora tu podes tecer um comentário, agregue as tuas ideias.

Adquirimos a amostra, ou a garrafa, no Carrefour a preço módico. Somos grandes apreciadores de cerveja de trigo, e mesmo não sendo fãs de mel, entendemos como positiva a proposta da linha de cervejas Colorado que agrega ingredientes pindorâmicos em suas receitas. O estilo Witbier, que na nossa opinião é o que melhor define a Appia, norteou, ou para os gaúchos, sulou a nossa avaliação.


Colorado APPIA

APARÊNCIA
Belíssimas coloração âmbar e aparência turva. Creme de médio a grande volume e moderadamente persistente.

PRESSÃO
Boa pressão ao abrir, porém esperávamos uma espuma mais duradoura.

AROMA
Percebemos o mel, álcool (5,5% APV) e lúpulo. Lembra uma cerveja de trigo do tipo inglesa, onde o aroma não é tão saliente.

SABOR
Tendo o apelo do mel, sentimos falta do adocicado do malte, pronunciado pelo tipo de fermento, característicos das cervejas de trigo alemãs.

CORPO
Embora equilibrado, bem carbonatado e suave, poderia ser mais encorpado.

IMPRESSÃO GERAL
É uma boa cerveja. Evidentemente que não devemos nos ater muito rotulando-a em um determinado estilo. Essa é sem dúvida a maior polêmica em torno das cervejas Colorado. O que importa é que a Appia nos passa a vontade de degusta-la novamente e, apesar de identificarmos algumas insatisfações pessoais, como esperar um sabor mais marcante de mel, nós a recomendamos.
Experimentes e dê a tua opinião.

5 comentários:

guinter disse...

Patrick,concordo com tua avaliação em relação a Appia.
É uma boa cerveja, principalmente para se tomar em dias de verão. Agora poderia apresentar um corpo mais consistente comparado a outras cervejas do estilo Weiss, ou já que ela n se enquadra exatamente no estilo poderia oferecer um sabor mais marcante do mel utilizado na composição da cerveja, já que este é seu grande diferencial.
Abraço.
Guinter.Manfroi

Marcelo Cunha disse...

Vc disse que ela lembra uma cerveja de trigo inglesa?!....Poderia me dizer qual?..Sabia que na escola inglesa eles adicionam aveia mas desconhecia haver cerveja de trigo inglesa.

Patrick Stephanou disse...

Marcelo, talvez a mais famosa por aqui, seja a Meantime Wheat http://www.meantimebrewing.com/our-beers, mas existem outras.
O que nós tentamos exemplificar é que os aromas característicos de cravo (fenóis), e banana (éster isoamil acetato), comuns nas cervejas de trigo da escola alemã não são almejados nessas cervejas da escola inglesa. Assim, imaginamos que a Appia, com o artifício do mel, exalaria um aroma mais intenso. Não deixa de ser uma boa cerveja, mas essa é nossa avaliação. Dividas conosco a tua opinião!

Anônimo disse...

Agora que são dias de verão são perfeitos para tomar essa cerveja!
Tinha pensado comer algo de pedidosja e comprar a cerveja para convidar as minhas amigas que ainda não a experimentaram.

Patrick Stephanou disse...

Mariana,
o bom da Colorado é que além de bares, é encontrada em supermercados!
Ótima "hora feliz" com as amigas!

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...